APLICAÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA RASTREIO DE PESSOAS IDOSAS PRÉ-FRÁGEIS EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE PESQUEIRA-PE
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/21718Palavras-chave:
Saúde do Idoso, Fragilidade, Ferramenta de BuscaResumo
INTRODUÇÃO: A fragilidade é apresentada como pior grau de vulnerabilidade e riscos que a pessoa idosa está sujeita. As formas de fragilidade funcional são amplas, podendo afetar as capacidades de adaptações sobre as dimensões biopsicossociais existentes, sendo necessário uma classificação clínico-funcional para essas pessoas idosas (MORAES et al., 2016). O Índice de Vulnerabilidade Clínico-Funcional (IVCF-20) é um instrumento que identifica, de forma rápida e eficaz, alterações funcionais na população idosa. OBJETIVO: Relatar a experiência vivenciada na aplicação do índice de vulnerabilidade clínico-funcional (IVCF-20) para rastrear pessoas idosas precocemente em condições de fragilidade em uma unidade básica de saúde no município de Pesqueira-PE. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência referente à aplicação do Índice de Vulnerabilidade Clínico-funcional (IVCF-20) para rastreio precoce de fragilidade no município de Pesqueira-PE em uma Unidade Básica de Saúde. Sendo realizada por discentes do curso Bacharelado em Enfermagem do Instituto Federal de Pernambuco do campus Pesqueira. RESULTADOS: Após aplicação do instrumento, como pontos positivos após aplicação pode-se destacar uma boa adesão entre os usuários, apresentando a equipe uma ferramenta de simples usabilidade que pode ser aplicada por qualquer profissional. As experiências vivenciadas por cada discente membro da equipe foram significativas para seu crescimento acadêmico e profissional, proporcionando novos aprendizados com a equipe da unidade e seus usuários, além de terem a oportunidade de promover maior agilidade e qualidade na assistência daquela unidade. CONCLUSÃO: O presente estudo, trouxe a experiência de discentes do curso de enfermagem do IFPE ao utilizar uma ferramenta de simples usabilidade para auxiliar a assistência dos profissionais de uma unidade básica de saúde no rastreio de fragilidades e vulnerabilidades da pessoa idosa. Além de contribuir de forma significativa para o crescimento acadêmico e profissional dos discentes envolvidos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.