FATORES ASSOCIADOS AOS RISCOS DE QUEDAS EM IDOSOS
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/3688Palavras-chave:
Envelhecimento, Fatores de Risco, Acidentes por Quedas, FisioterapiaResumo
Introdução: A queda no idoso está relacionada com a taxa de crescimento da população idosa, e pode ser definida como um deslocamento não intencional do corpo do indivíduo para um nível inferior à posição que se encontrava inicialmente, caracterizado pela incapacidade de correção deste deslocamento involuntário em tempo hábil, determinado por circunstâncias multifatoriais do indivíduo que afetam a estabilidade ao corpo. Objetivo: Verificar os fatores associados ao risco de queda em idosos. Metodologia: Pesquisa descritiva, transversal e análise quantitativa, aprovada pelo comitê de ética de pesquisa da FUNORTE. Amostra composta por idosos atendidos no Campus Amazonas, foram aplicados o questionário de funcionalidade Lawton e Brody, os testes de TUG – Timed Up And Go, Escala de equilíbrio de BERG e levantar e Sentar. Resultados: dezoito idosos contemplaram os critérios de inclusão e exclusão, sendo 55,6% do sexo feminino e 44,4% do sexo masculino, com média de idade de 70 anos. Destes, 55,6% foram classificados em independentes para realização de todas as atividades, 44,7% apresentaram mobilidade regular, 72,2% um bom equilíbrio e com relação a força muscular de membros inferiores o público masculino se sobressaiu em relação ao feminino. Conclusão: Foi possível observar relação entre alteração de força em membros inferiores e equilibrio com o risco de queda, ou seja, uma associação inversamente proporcional, na qual os maiores valores de força foram associados com os menores tempos de execução no TUG e, portanto, com maior equilíbrio dinâmico. Já com relação a funcionalidade, não foi possível identificar que a alteração funcional influenciou no risco de queda da amostra investigada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.