NUANCES E SUTILEZAS DA VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA EM RELAÇÕES PROFISSIONAIS/USUÁRIOS NOS DISPOSITIVOS DE SAÚDE PÚBLICA E PRIVADA
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/3862Palavras-chave:
Acolhimento, Gaslighting, Saúde pública, Violência psicológicaResumo
A Reforma Psiquiátrica brasileira eclode num campo exitoso de luta pelos direitos de cidadania, de interrogação da relação entre Estado e sociedade e avança em todo o território nacional e nos diversos âmbitos que conformam suas múltiplas facetas. O estudo tem como objetivo identificar as práticas de violência psicológica nas relações entre profissionais de saúde e pacientes/usuários nas instituições de saúde públicas e privadas. Estudo com delineamento exploratório com abordagem mista. A técnica metodológica usada para a coleta de dados foi a Snowball Bola de Neve e os instrumentos foram dois questionários, um para os profissionais de saúde e outro aos usuários/pacientes, criando um banco para a organização no programa Microsoft Office Excel 2010 e o Statistical Package for Social Sciences (Versão16.0). Quanto aos dados qualitativos, foi utilizada a Análise Temática de Bardin e criadas três categorias temáticas. Participaram do estudo 105 profissionais da área de saúde e 18 profissionais com faixa etária predominante entre 26 e 63 anos. Dentre os participantes da pesquisa, 88,9% do sexo feminino e 11,1% do sexo masculino. Com relação ao estado civil, casado 61,1%; solteiro 16,7%; união estável 11,1%; divorciado 11,1%. Dos profissionais de saúde, 66,7% exercem sua profissão em instituições privadas e 33,3% em instituições públicas. Portanto, de acordo com o estudo, mais da metade dos usuários do sistema de saúde (56,7%) sofre violência psicológica (tristeza, insegurança, medo, injustiça, raiva, indignação, ansiedade e outros). Isso pode decorrer pelo processo da rotina e sobrecarga dos profissionais, que acabam prejudicando a qualidade e a humanidade do atendimento dos usuários. Mesmo após 19 anos de Política Nacional de Humanização do SUS, vemos o descaso, provando que leis não necessariamente conseguem contornar certos problemas intrínsecos no sistema de saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.