A ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO FORMATO DE GRUPO OPERATIVO- G.O NA USF COLINAS DO SUL II
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/22908Palavras-chave:
mulheres, AB – atenção básica, saúde mental, G.O-grupo operativoResumo
Este é um relato de experiência, vivenciada na Unidade de Saúde da Família – USF no Colinas do Sul II, durante a Residência Multiprofissional em Saúde Mental pelo Programa RESMEM/UFPB. Atuando na unidade como cenário de trabalho multiprofissional durante a pandemia da COVID -19, no ano de 2021, percebemos uma recorrência preocupante entre mulheres de 29 a 69 anos com sintomas de depressão, ansiedade e estresse. Identificamos ali uma oportunidade de realizar um trabalho voltado para a saúde mental e de acolhimento desta demanda. Iniciamos um Grupo Operativo – G.O com atuação multiprofissional e com mulheres do território adscrito à USF integrada do Colinas do Sul II, com o propósito de contribuir para a construção de um processo de trabalho implicado e interprofissional, que proponha novas possibilidades de cuidado em saúde mental para além da prática medicamentosa, considerando as questões relacionadas à interseção dos marcos sociais de gênero, raça e classe social. O G.O baseia-se na experiência de PICHON-RIVIÈRE (1958). Esta metodologia propõe o “fazer conjunto”. O Grupo Operativo é um espaço onde os participantes se reúnem para trabalhar em questões que afetam a vida cotidiana, a partir da dinâmica grupal que emerge dessas interações. O objetivo é que cada membro do grupo possa reconhecer e trabalhar com suas próprias dificuldades, por meio do diálogo e da interação com os outros. Durante a experiência vivenciada no G.O, fizemos articulações no âmbito da Rede de Atenção Psicossocial - RAPS e espaços intersetoriais. Identificamos maior adesão das mulheres às novas estratégias de cuidado em saúde mental para além da utilização de psicotrópicos; maior participação da equipe de profissionais na unidade USF; apoio mútuo e a desnaturalização das condições de vulnerabilidade e abuso.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.