A POPULAÇÃO LGBTQIA+ E A PSICOLOGIA AFIRMATIVA: QUANDO O CUIDADO E O RESPEITO SE ENTRELAÇAM
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/20580Palavras-chave:
LGBTQIA , Psicologia Afirmativa, Saúde MentalResumo
INTRODUÇÃO: A histórica estigmatização e marginalização da população LGBTQIA+, produzida e reproduzida socialmente, deixa esta população mais suscetível ao sofrimento psíquico e ao desenvolvimento de transtornos mentais, OBJETIVO: Nesse sentido, toma-se como objetivo discutir as possibilidades da Psicologia Afirmativa para a redução do sofrimento psíquico da população LGBTQIA+. MÉTODOS: Trata-se de uma revisão narrativa da literatura. RESULTADOS: Os estudos relatam sobre as contribuições da Psicologia Afirmativa aos atendimentos da população LGBTQIA+. CONCLUSÃO: É fundamental que a população LGBTQIA+ receba atendimento integral, humanizado e que respeite as suas particularidades e necessidades. Para isso, faz-se necessário o reconhecimento da sociedade enquanto produtora e disparadora do sofrimento psíquico desta população. A Psicologia Afirmativa possui um importante papel neste sentido. Palavras-chave: LGBTQIA+, Psicologia Afirmativa, Saúde Mental.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.