PORTFÓLIOS: REFLEXÕES ACERCA DE UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/21565Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem, Metodologias ativas, PortfólioResumo
INTRODUÇÃO: A busca por estratégias de ensino inovadoras que contribuam com o processo de formação de sujeitos ativos e críticos ganhou relevância nas últimas décadas. Nessa perspectiva, surgem as metodologias ativas com esse propósito. Dentre elas, tem o Portfólio que pode se configurar tanto como ferramenta de ensino, quanto técnica de avaliação. OBJETIVO: O trabalho se propõe a realizar um estudo exploratório e bibliográfico acerca da estratégia do Portfólio, utilizada no processo de ensino-aprendizagem. MÉTODOS: Constitui-se de um estudo exploratório, de natureza qualitativa e optou-se por uma pesquisa bibliográfica, com a finalidade de compreender o objeto de estudo. Como método de compreensão utilizou-se o materialismo dialético, haja vista oportunizar um entendimento da realidade social com sucessivas aproximações com o objeto analisado. RESULTADOS: A ferramenta corrobora com o desenvolvimento de competências, habilidades cognitivas, psicomotoras e afetivas, além do gerenciamento e da tomada de decisão. Estimula o sujeito do processo de aprendizagem a colecionar suas impressões, reflexões, análises, questionamentos, dificuldades, apontamentos e reações durante o percurso. CONCLUSÃO: O portfólio se apresenta como um método bastante significativo na construção de uma formação crítica e reflexiva, contribuindo de sobremaneira na área do ensino na saúde. Busca romper com a perspectiva de certificação e memorização de saberes. Orienta-se para um processo de transformação com mudanças de atitudes e desenvolvimento de aptidões em áreas diversas. Enquanto estratégia de avaliação formativa, a ferramenta permite o acompanhamento de potencialidades e dificuldades do processo de ensino, de forma contínua. Apresenta uma valorização do processo e não mais centrada no resultado apenas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.