PORTFÓLIOS: REFLEXÕES ACERCA DE UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Lívia Maria Sales de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.51161/conais2023/21565

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Metodologias ativas, Portfólio

Resumo

INTRODUÇÃO: A busca por estratégias de ensino inovadoras que contribuam com o processo de formação de sujeitos ativos e críticos ganhou relevância nas últimas décadas. Nessa perspectiva, surgem as metodologias ativas com esse propósito. Dentre elas, tem o Portfólio que pode se configurar tanto como ferramenta de ensino, quanto técnica de avaliação. OBJETIVO: O trabalho se propõe a realizar um estudo exploratório e bibliográfico acerca da estratégia do Portfólio, utilizada no processo de ensino-aprendizagem. MÉTODOS: Constitui-se de um estudo exploratório, de natureza qualitativa e optou-se por uma pesquisa bibliográfica, com a finalidade de compreender o objeto de estudo. Como método de compreensão utilizou-se o materialismo dialético, haja vista oportunizar um entendimento da realidade social com sucessivas aproximações com o objeto analisado. RESULTADOS: A ferramenta corrobora com o desenvolvimento de competências, habilidades cognitivas, psicomotoras e afetivas, além do gerenciamento e da tomada de decisão. Estimula o sujeito do processo de aprendizagem a colecionar suas impressões, reflexões, análises, questionamentos, dificuldades, apontamentos e reações durante o percurso. CONCLUSÃO: O portfólio se apresenta como um método bastante significativo na construção de uma formação crítica e reflexiva, contribuindo de sobremaneira na área do ensino na saúde. Busca romper com a perspectiva de certificação e memorização de saberes. Orienta-se para um processo de transformação com mudanças de atitudes e desenvolvimento de aptidões em áreas diversas. Enquanto estratégia de avaliação formativa, a ferramenta permite o acompanhamento de potencialidades e dificuldades do processo de ensino, de forma contínua. Apresenta uma valorização do processo e não mais centrada no resultado apenas.

Downloads

Publicado

2023-09-22

Como Citar

Sousa, L. M. S. de . (2023). PORTFÓLIOS: REFLEXÕES ACERCA DE UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 4(3), 650–655. https://doi.org/10.51161/conais2023/21565

Edição

Seção

IV Congresso Nacional de Inovações em Saúde