A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP) COMO FERRAMENTA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO MÉDICA
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/21324Palavras-chave:
Aprendizagem baseada em problemas, Educação médicaResumo
INTRODUÇÃO: A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) proporciona aos estudantes a oportunidade de investigar, analisar, debater e propor soluções relevantes para a prática médica por meio do trabalho colaborativo OBJETIVO: Relatar a experiência de discentes sobre a utilização da ABP como ferramenta no processo ensino-aprendizagem na formação médica. MÉTODOS: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, vivenciado por discentes de graduação em Medicina de uma Instituição de Ensino Superior localizada no interior de Pernambuco, PE, Brasil. O relato compreende o período de maio de 2021 (1º semestre) a junho de 2023 (5º semestre), totalizando dois anos e meio de experiência com a aplicação da ABP. RESULTADOS: Apesar da sistematização dos sete passos da ABP, foi possível perceber que o método gerava incertezas e dúvidas nos discentes. Essa insegurança foi amenizada através do diálogo entre veteranos, professores e a coordenação, com o objetivo de apresentar a estrutura curricular e o método de aprendizagem adotado no curso de Medicina. É crucial que a participação crítica do estudante seja permeada por elementos como o aprender a aprender, construir sentidos, aprender com autonomia e aprender de forma interprofissional. CONCLUSÃO: a ABP desempenha um papel fundamental no processo de ensinoaprendizagem, pois oferece uma abordagem ativa e centrada no estudante, além de estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas e autonomia, preparando os discentes para enfrentar os desafios da profissão e promovendo uma aprendizagem mais significativa e duradoura.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.