A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP) COMO FERRAMENTA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO MÉDICA

Autores

  • Ícaro Oliveira Bandeira
  • Maria Clara de Brito Cabral
  • João Antônio Gonçalves Filho
  • Carlos Winston Luz Costa Filho
  • Marília Girão de Oliveira Machado

DOI:

https://doi.org/10.51161/conais2023/21324

Palavras-chave:

Aprendizagem baseada em problemas, Educação médica

Resumo

INTRODUÇÃO: A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) proporciona aos estudantes a oportunidade de investigar, analisar, debater e propor soluções relevantes para a prática médica por meio do trabalho colaborativo OBJETIVO: Relatar a experiência de discentes sobre a utilização da ABP como ferramenta no processo ensino-aprendizagem na formação médica. MÉTODOS: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, vivenciado por discentes de graduação em Medicina de uma Instituição de Ensino Superior localizada no interior de Pernambuco, PE, Brasil. O relato compreende o período de maio de 2021 (1º semestre) a junho de 2023 (5º semestre), totalizando dois anos e meio de experiência com a aplicação da ABP. RESULTADOS: Apesar da sistematização dos sete passos da ABP, foi possível perceber que o método gerava incertezas e dúvidas nos discentes. Essa insegurança foi amenizada através do diálogo entre veteranos, professores e a coordenação, com o objetivo de apresentar a estrutura curricular e o método de aprendizagem adotado no curso de Medicina. É crucial que a participação crítica do estudante seja permeada por elementos como o aprender a aprender, construir sentidos, aprender com autonomia e aprender de forma interprofissional. CONCLUSÃO: a ABP desempenha um papel fundamental no processo de ensinoaprendizagem, pois oferece uma abordagem ativa e centrada no estudante, além de estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas e autonomia, preparando os discentes para enfrentar os desafios da profissão e promovendo uma aprendizagem mais significativa e duradoura.

Downloads

Publicado

2023-09-22

Como Citar

Bandeira, . Ícaro O. ., Cabral, M. C. de B. ., Gonçalves Filho, J. A. ., Costa Filho, C. W. L. ., & Machado, M. G. de O. . (2023). A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP) COMO FERRAMENTA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO MÉDICA. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 4(3), 706–711. https://doi.org/10.51161/conais2023/21324

Edição

Seção

IV Congresso Nacional de Inovações em Saúde

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)