BUSCA ATIVA DE TUBERCULOSE PULMONAR EM PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE EM ARARIPINA - PE
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/21880Palavras-chave:
População privada de liberdade, Saúde coletiva, Tuberculose pulmonarResumo
INTRODUÇÃO: A População Privada de Liberdade (PPL) possui risco 28 vezes maior de adoecer por Tuberculose (TB) pulmonar, devido ao contexto social que estão inseridos, o qual favorece uma maior probabilidade de transmissão da doença e de adoecimento por ela. OBJETIVO: Relatar a experiência de graduandos de medicina na busca ativa de casos positivos de TB pulmonar em PPL da cadeia pública de Araripina-PE. MÉTODOS: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, vivenciado por graduandos do 5º período de Medicina de uma IES no interior de Pernambuco, PE, no período de abril a junho de 2023. RESULTADOS: Realizou-se uma triagem para detecção dos detentos com sintomas respiratórios (como tosse há 3 semanas ou mais) para realização da baciloscopia neles, e todos se mostraram dispostos e compreenderam a necessidade desses procedimentos por parte da equipe de saúde. Considerando a análise da baciloscopia colhida entre as PPL do estudo, todas negativaram para TB. Não foi obtido o resultado dos exames de imagem mediante a dificuldade de logística para tal realização. DISCUSSÃO: A relação da TB com o sistema prisional se associa às condições que o ambiente prisional oferta. Estudos sugerem que os empecilhos para contenção da TB nos presídios podem ser superados a partir do momento em que se realiza maior rastreio e busca ativa da doença entre os detentos com sintomas respiratórios. CONCLUSÃO: Em síntese, as ações de busca ativa de TB pulmonar nas PPL se mostram relevantes diante da vulnerabilidade biopsicossocial na qual esses indivíduos se encontram, pois lhes oferece o acesso aos seus direitos à saúde e corroboram para um maior controle da TB nesses ambientes. Além disso, este é um importante instrumento para o aumento da detecção de casos, diagnóstico e tratamento precoce de TB pulmonar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.