INSTRUMENTO PARA CONSTRUÇÃO DO CONTEÚDO, ESTRATÉGIAS DE GAMIFICAÇÃO E RECURSOS DIDÁTICOS DO JOGO SÉRIO ALEITAGAME
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/20950Palavras-chave:
Aleitamento materno, Saúde materno-infantil, Tecnologia educacionalResumo
INTRODUÇÃO: O aleitamento materno possui inúmeros benefícios. Os profissionais da saúde devem compreender a importância da amamentação e desenvolver competências e habilidades para promovê-la de forma segura e responsável. As estratégias inovadoras de ensino são uma das possibilidades para essa formação profissional. Os jogos sérios apresentam-se como uma estratégia de ensino que possui natureza dinâmica, além de produzir motivação, envolvimento e aprendizado significativo nos jogadores através da exploração ativa. OBJETIVO: apresentar o instrumento utilizado para a definição do conteúdo, estratégias de gameficação e recursos didáticos do jogo sério "aleitagame". MÉTODOS: foi realizada uma revisão narrativa da literatura utilizando as palavras-chave “estudos de caso” AND “saúde” nas bases de dados CINAHL, MEDLINE e SCOPUS. Foram incluídos 9 estudos, contendo estes a metodologias da construção de estudos de caso. RESULTADOS: construiu-se um instrumento para subsidiar o desenvolvimento do jogo sério “ALEITAGAME”. Além disso, com base na Taxonomia de Bloom, a complexidade foi organizada de forma crescente. DISCUSSÃO: jogos sérios tratam-se da aprendizagem pela exploração ativa e auto-direcionada, em vez de aprender com a instrução. A construção do instrumento foi motivada pela necessidade de cumprir algumas das dez regras para a elaboração do jogo sério. CONCLUSÃO: o instrumento direcionou de forma eficaz a definição do conteúdo e das estratégias de gamificação necessárias para atingir os objetivos de aprendizagem do “ALEITAGAME”. Foi elaborado a partir de uma revisão da literatura e colabora para atingir os objetivos de aprendizagem do jogo sério. Além disso, o instrumento indica a evolução crescente da complexidade dos estudos de casos e descreve o conteúdo que deve conter nas etapas e as técnicas de gamificação utilizadas. Acreditamos que ele possa orientar na elaboração de outros jogos sérios, facilitando o processo de construção e propagação de tecnologias educacionais inovadoras.
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