TÉCNICAS DE GAMIFICAÇÃO UTILIZADAS NO DESENVOLVIMENTO DO PROTÓTIPO DO JOGO SÉRIO ALEITAGAME
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/20945Palavras-chave:
Aleitamento materno, Saúde materno infantil, Tecnologia educacionalResumo
INTRODUÇÃO: A amamentação é considerada a melhor alimentação para crianças, oferecendo benefícios para a saúde física e mental ao longo da vida. A literatura descreve evidências dos efeitos positivos da amamentação na redução da mortalidade e morbidade relacionadas a doenças como diarreia, infecções respiratórias, sobrepeso/obesidade, diabete tipo 2, diabetes tipo 1 e leucemia, a promoção do aleitamento materno envolve profissionais de saúde, incluindo enfermeiros que desempenham um papel importante nesse cuidado. OBJETIVO: apresentar as técnicas de gamificação utilizadas no desenvolvimento do jogo “ALEITAGAME” que tem como objetivo educar estudantes e profissionais de enfermagem sobre lesões mamilo-areolares decorrentes da amamentação. METODOS: O estudo faz parte de uma tese de doutorado e definiu as técnicas de gamificação com base em referências relacionadas aos objetivos de aprendizagem do jogo, a taxonomia de Bloom foi utilizada para definir esses objetivos. Após o desenvolvimento protótipo do jogo, o mesmo foi submetido a um processo de validação de especialistas na área de aleitamento materno de profissionais de tecnologias educacionais. RESULTADOS: O jogo sério “ALEITAGAME” permite que os jogadores escolham um avatar e definam o cenário de assistência de enfermagem relacionado às lesões mamilo-areolares. O jogo utiliza técnicas de gamificação, como pontos, níveis, desafios e missões, integração, personalização, reforço e feedback. Além de possuir uma narrativa envolvente que pode ser acessada gratuitamente online.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.