VÍDEOS DE ANIMAÇÃO SOBRE COVID-19: PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/21490Palavras-chave:
COVID-19, Animação, Educação em SaúdeResumo
INTRODUÇÃO: A pandemia de COVID-19 trouxe consigo a necessidade de informações acerca desse novo contexto, sobretudo relacionadas à saúde. Assim, as tecnologias que viabilizassem esse processo, apresentaram-se como importantes estratégias para promover educação em saúde. Nesse contexto, a plataforma de Streaming YouTube auxilia na aproximação de usuários a conteúdos lúdicos como os vídeos de animação relacionados a temáticas relevantes. OBJETIVO: Identificar e caracterizar vídeos de animação de educação em saúde sobre a COVID-19 na plataforma de vídeos YouTube. MÉTODOS: Trata-se de uma prospecção tecnológica a partir de buscas realizadas na plataforma Youtube. Foram incluídos vídeos completos de animação relacionados tema e excluídos vídeos que não atendem a temática ou cujo objetivo era promover produtos comerciais. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Após a busca, 30 vídeos foram escolhidos para serem assistidos integralmente e 8 foram selecionados para compor a amostra após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão. A postagem dos vídeos, mediante esse contexto, permitiu que milhões de pessoas tivessem acesso à informações acerca da doença, maneiras de prevenção e saúde mental durante o isolamento social, sem se expor ao vírus. CONCLUSÃO: Este estudo foi capaz de mapear os vídeos educativos que trazem informações relevantes de forma segura para promover educação em saúde durante o contexto de isolamento de toda a população.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.