ELABORAÇÃO DE UM ROTEIRO DE PODCAST EDUCATIVO PARA PESSOAS COM ESTOMIAS INTESTINAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/20962Palavras-chave:
Educação em Saúde, Podcast, EstomiaResumo
INTRODUÇÃO: Podcasts são mídias digitais de áudio e vídeos disponíveis em plataforma de músicas na internet, cujo objetivo é compartilhar informações, e quando bem utilizados seu conteúdo pode ser utilizado como uma estratégia para a educação do autocuidado para as pessoas com estomias intestinais. OBJETIVO: Apresentar um relato de experiência sobre a construção de um roteiro de podcast educativo para pessoas com estomias intestinais. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido durante o período de janeiro de 2022 a março de 2023. Para a construção do roteiro, previamente foi definida a temática com base na literatura sobre as principais recomendações de autocuidado realizadas no processo adaptativo das pessoas com estomias intestinais, além de uma prospecção tecnológica sobre as características dos podcasts nas plataformas de streamings de músicas. Assim, optou-se por elaborar os roteiros do tipo pautatranscrita, com auxílio do programa de processador de textos Microsoft Word 2016. RESULTADOS: O roteiro é composto pelo conteúdo do episódio sobre “Cuidados com a estomia intestinal, pele periestomal e possíveis complicações”, apresentado por título, um tópico com informações do episódio, e 15 perguntas com respostas sobre a temática, e ao final as referências utilizadas para o embasamento teórico do conteúdo. CONCLUSÃO: O estudo apresentou um relato sobre a construção de um podcast educativo para pessoas com estomias intestinais, cujo o produto desenvolvido pode ser considerado como uma estratégia inovadora para a prática de educação em saúde dessa população.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.