CONSTRUÇÃO DE CARTILHA PARA PREVENÇÃO DE LESÃO POR MÁSCARA N95 NA PANDEMIA DA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/20978Palavras-chave:
Respiradores n95, COVID-19, Lesão por pressãoResumo
INTRODUÇÃO: dentre as estratégias de prevenção e controle da covid-19, o uso de máscaras tornou-se uma medida recomendada. Para profissionais de saúde, era recomendado o uso das máscaras N95 ou equivalente. No entanto, observou-se que o uso prolongado dessas máscaras ocasionava lesões faciais. Diante desse cenário, tornou-se imprescindível instituir estratégias para a prevenção e proteção contra essas lesões. OBJETIVO: descrever os resultados da construção de cartilha educativa para prevenção de lesão por máscara n95 na pandemia da covid-19. MÉTODOS: estudo qualitativo, descritivo. A construção da cartilha foi realizada na plataforma de design gráfico Canva mediante revisão da literatura e manuais do Ministério da Saúde e de órgãos governamentais internacionais publicados até o período de produção da cartilha. RESULTADOS: a cartilha é composta por 9 páginas com seis tópicos: considerações iniciais; o que é a máscara N95 ou equivalente?; o uso de máscara causa lesão? Onde?; como evitar e/ou diminuir o impacto causado na pele pelo uso das máscaras?; como usar a máscara N95?; e cuidados para remoção da máscara. CONCLUSÃO: conclui-se que a cartilha foi construída com êxito e dispõe de conteúdo textual, imagens e desenhos gráficos. Este recurso contribui para incentivar o uso correto de máscaras N95 ou equivalentes e pode prevenir lesões associadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.