Os desafios para o manejo multiprofissional do paciente obeso em unidade de terapia intensiva:
relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/4260Palavras-chave:
obesidade, paciente crítico, unidade de terapia intensiva, equipe multiprofissionalResumo
INTRODUÇÃO: A obesidade, definida pelo acúmulo excessivo de gordura corporal prejudicial à saúde, é classificada pelo Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou superior a 30 kg/m². Seus fatores de risco envolvem hábitos de vida, insegurança alimentar e contexto social. OBJETIVO: Relatar o caso de uma paciente obesa crítica, destacando a atuação multiprofissional e a importância do cuidado integral. RELATO DE CASO: Mulher, 50 anos, IMC 57,7kg/m², admitida na UTI após hernioplastia umbilical. Apesar dos intensos manejos, desenvolveu lesão por pressão grave e quadro neurológico, vindo a óbito durante novo desbridamento. DISCUSSÃO: Os desafios terapêuticos, como a dificuldade de mudança de decúbito e agravamento da lesão por pressão, impactaram negativamente no desfecho clínico. A abordagem familiar foi crucial para gerir o sofrimento e desdobramentos emocionais, além de informar sobre os direitos decorrentes da hospitalização CONCLUSÃO: O manejo do obeso crítico requer singularidade e uma abordagem integral, incluindo a família, considerando as questões sociais que transcendem a UTI e contribuem para fatores de risco.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.