TERAPIA NUTRICIONAL PRESCRITA PARA PACIENTE COM COLECISTITE LITIÁSICA EM HOSPITAL DE URGÊNCIA EM TERESINA-PI
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/21462Palavras-chave:
Cálculos Biliares, Terapia Nutricional, ColecistiteResumo
INTRODUÇÃO: O nutricionista realiza prescrição dietética, a partir de terapia nutricional (TN) especializada para cada paciente, de acordo com suas respectivas patologias apresentadas. Assim, pode-se afirmar que a TN é a junção de estratégias de terapia para manter-se ou recuperar-se o estado nutricional dos pacientes internados através de administração de Terapia Nutricional Enteral (TNE), Parenteral (TNP) ou, por via Oral (TNO), a qual foi usada neste estudo para tratamento da patologia de Colecistite Litiásica estudada. OBJETIVO: Avaliar a terapia nutricional prescrita para paciente com Colecistite Litiásica em Hospital de Urgência em Teresina-PI. MÉTODOS: Este resumo tratase de um estudo de caso clínico de paciente com Colecistite Litiásica. Desenvolvido após experiência no Estágio Supervisionado Obrigatório em Nutrição Clínica, em unidade hospitalar de urgência no ano de 2022, pelas acadêmicas estagiárias egressas do curso de Bacharelado em Nutrição, de uma Instituição Privada de Ensino Superior, localizada na capital Teresina-PI. Porém, a estruturação deste trabalho, foi realizada em 2023. RESULTADOS: Foi elaborado um cardápio com seis refeições com consistência Branda, seguindo a TNO. Os valores percentuais para Carboidratos, Proteínas e Lipídeos, são respectivamente: 45 a 65%, 10 a 35% e 20 a 35%, para alcançar Adequação Total de 100%, os valores somados deveriam estar entre 90% e 110%. DISCUSSÃO: Durante esse período de produção deste estudo de caso, foram considerados aspectos multifatoriais associados à patologia da paciente em questão, como fisiológicos e nutricionais. CONCLUSÃO: A Terapia Nutricional prescrita por via Oral administrada para a paciente com Colecistite Litiásica, estimulou-a na mastigação, mas não com muito esforço, sendo facilitada pela consistência Branda da dieta. A prescrição dietética resultou valores nutricionais de Adequação Percentual Total dos macronutrientes, Carboidratos, Proteínas e Lipídeos, respectivamente: 54,11% (normoglicídica), 20,98% (normoproteíca) e 24,92% (normolipídica), onde todos foram adequados, tendo uma Adequação de 100,01%.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.