LESÕES DÉRMICAS DESENCADEADAS PELO USO PROLONGADO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL POR PROFISSIONAIS DE SAÚDE DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/3749Palavras-chave:
Profissional de Saúde, Equipamento de Proteção Individual, Lesão Dérmica, Covid-19Resumo
Introdução: O vírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2), agente etiológico da covid-19, disseminou-se rapidamente pelo mundo causando mudanças na rotina dos profissionais de saúde que foram obrigados a usar equipamentos de proteção individual (EPIs) por longas jornadas ininterruptas de trabalho. Apesar da proteção conferida, o uso prolongado destes equipamentos resultou em lesões de pele. Objetivo: Identificar as principais alterações na integridade da pele desses profissionais, desencadeadas pelo uso prolongado de EPIs durante a pandemia de covid-19, e investigar as medidas preventivas e tratamentos dessas lesões ocupacionais. Material e Método: Através da revisão narrativa de literatura, por meio da análise temática de artigos científicos, foi possível identificar os equipamentos adotados, as principais lesões causadas pelos mesmos, além das medidas preventivas e tratamentos desses danos. Resultados: Os referidos equipamentos geraram alterações dermatológicas decorrentes da pressão, fricção e alteração do microclima da pele, resultando na quebra de integridade da pele representada por acne, dermatite atópica, prurido, erupção cutânea, marcas de pressão e úlceras. Destacaram-se entre as medidas de prevenção e tratamento, a utilização de EPIs ajustados e adequados; uso de coberturas protetoras em proeminências ósseas da face; hidratação adequada da pele; evitar o uso de maquiagem e reforçar os hábitos de higienização correta da pele. Conclusão: São imprescindíveis pesquisas aprofundadas sobre essa temática, pois o estado de saúde dos profissionais interfere diretamente no atendimento à população, bem como ações de educação em saúde para que o trabalhador reconheça os riscos inerentes às suas atividades laborais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.