AVALIAÇÃO DA CICATRIZAÇÃO DE LESÕES POR PRESSÃO: RELATO DA IMPLEMENTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/21959Palavras-chave:
Lesão por pressão, Cicatrização, EnfermagemResumo
INTRODUÇÃO: A cicatrização de uma lesão por pressão (LP) é complexa, pois requer a participação de enzimáticas proteolíticas, seguida de epitelização e granulação. O cuidado de enfermagem a uma pessoa com LP requer avaliação da perfusão, sensibilidade, mobilidade e presença de infecção. OBJETIVO: Implementar instrumento validado para avaliar a cicatrização de lesões por pressão em uma terapia intensiva. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo de relato de experiência, realizado em março de 2023 numa unidade de terapia intensiva no Nordeste do Brasil. RESULTADOS: A primeira etapa consistiu na identificação de escalas validadas e disponíveis em língua portuguesa, seguida da utilização para determinar necessidade de recursos materiais, tempo de aplicação e dificuldades dos profissionais. A escala escolhida pela equipe foi a Pressure Ulcer Scale for Healing (PUSH), validada para português do Brasil em 2005. Na qual, os itens avaliados são: área da LP, quantidade de exsudato e aparência do leito da LP. A pontuação obtida máxima é 17 e a menor é zero, que corresponde ao fechamento da LP. CONCLUSÃO: A Escala PUSH mostrou-se um instrumento rápido e de fácil aplicação para avaliar a cicatrização em pessoas com LP, contribuiu para a melhora da qualidade e uniformidade do registro de enfermagem e monitoramento das características da lesão. A incorporação de tecnologia leve por meio da implementação de uma escala de cicatrização, estimulou o raciocínio clínico dos enfermeiros e o compartilhamento de informações quanto aos fatores envolvidos no processo de cicatrização.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.