AS DISFUNÇÕES IMUNOLÓGICAS NA COVID LONGA
MECANISMOS, BIOMARCADORES E POTENCIAIS ESTRATÉGIAS TERAPÊUTICAS
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/4653Palavras-chave:
Autoanticorpos, Citocinas, Imunomodulação, Síndrome Pós-COVID-19, Resposta ImuneResumo
Introdução: A COVID longa é caracterizada por sintomas persistentes após a fase aguda da infecção por SARS-CoV-2, envolvendo múltiplos sistemas e alterações imunológicas complexas. Metodologia: Revisão integrativa realizada nas bases de dados PubMed, SciELO e BVS (jan/2020–jun/2025), incluindo estudos originais com humanos, que abordassem alterações imunológicas persistentes, biomarcadores e estratégias terapêuticas. Aplicou-se a estratégia PICOs e critérios de exclusão definidos. Resultados: Foram incluídos 43 estudos. Evidenciou-se um modelo patobiológico multifatorial, com persistência antigênica, inflamação crônica, exaustão de células T, desregulação humoral, autoimunidade e disfunção mieloide. Biomarcadores recorrentes incluíram IL-6, TNF-α, IFN-γ, PD-1 e galectina-9, além de alterações em subpopulações linfocitárias. Perfis inflamatórios variaram segundo gravidade inicial, sexo, comorbidades e variantes virais. A persistência viral, ativação sustentada da imunidade inata/adaptativa e presença de autoanticorpos foram frequentes. Poucos estudos avaliaram terapias; inibidores de JAK mostraram benefício clínico em coortes limitadas. Conclusões: A COVID longa apresenta heterogeneidade imunológica e clínica, demandando abordagens diagnósticas individualizadas e ensaios clínicos robustos. A identificação de biomarcadores poderá subsidiar estratificação de risco e terapias direcionadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Multidisciplinar em Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.