PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DE PACIENTES COM COVID-19 QUE FIZERAM USO DO KIT COVID BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/20997Palavras-chave:
Perfil sociodemográfico, COVID-19, Kit covidResumo
INTRODUÇÃO: A pandemia de COVID-19 desencadeou uma corrida global em busca de ferramentas terapêuticas para tratar a doença. Mesmo sem evidências científicas robustas que comprove a eficácia, as prescrições, vendas e consumo de associações medicamentosas como o KitCovid Brasileiro composto pela azitromicina, hidroxicloroquina e ivermectina aumentaram significamente. OBJETIVO: Descrever o perfil sociodemográfico de indivíduos com diagnóstico positivo para COVID-19 que residem na Macrorregião litorânea do Piauí e fizeram uso do Kit Covid. MÉTODOS: Foi realizado um estudo epidemiológico transversal analítico e quantitativo em pacientes com diagnóstico confirmado para COVID-19. Os participantes foram submetidos a um questionário sociodemográfico para avaliar possíveis correlações sociodemográficas e adesão ao uso dos medicamentos. RESULTADOS: Foram incluídos na pesquisa 48 pacientes sem tratamento e 78 pacientes com tratamento. O sexo feminino foi prevalente entre os participantes. A renda familiar está diretamente ligada a utilização da terapia farmacológica. CONCLUSÃO: O presente estudo demonstrou que a maioria dos pacientes que aderiram ao uso do kit covid eram indivíduos que possuíam a renda familiar mais baixa e o número amostral do estudo se mostrou extremamente promissor para realização de futuros estudos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.