ANÁLISE DO PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DE ESTUDANTES COM DIFICULDADE SEVERA DE SONO EM TEMPOS DE PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/22882Palavras-chave:
Qualidade do sono, COVID-19, Saúde do EstudanteResumo
INTRODUÇÃO: A COVID-19 é uma doença potencialmente fatal, causada pelo vírus SARS-CoV2, capaz de representar uma crise de grande magnitude. Em 2020, o vírus da COVID-19 propagou milhões de mortes, desencadeando uma emergência de saúde pública em todo o mundo. Além dos efeitos diretos da doença, as medidas de controle, como o distanciamento social, afetaram diversas áreas da vida, incluindo o sono. OBJETIVO: Analisar as características sociodemográficas e hábitos de vida de estudantes universitários com dificuldade severa de sono durante a pandemia COVID-19. MÉTODOS: A pesquisa foi conduzida em 2023, por meio de questionário sociodemográfico associado a instrumento de análise da qualidade do sono Mini-Sleep Questionnaire. Participaram do estudo 185 estudantes maiores de 18 anos e com matrícula ativa em curso de graduação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, que apresentavam dificuldade severa de sono. O questionário foi enviado aos participantes por e-mail. Os dados foram analisados utilizando frequências absolutas e relativas. RESULTADOS: Dos 185 estudantes que apresentaram dificuldade severa de sono, observou-se predominância do sexo feminino (57,8%), estado civil solteiro (87,0%) e fase inicial do curso de graduação (36,2%). Além disso, constatou-se que a falta de prática de atividade física foi mais frequente entre esses estudantes (47,0%). DISCUSSÃO: O contexto pandêmico destaca a necessidade de medidas de preservação da saúde, especialmente para grupos vulneráveis, com ênfase em divulgar as recomendações da OMS para o melhoramento do sono (BARROS et al.; 2020). CONCLUSÃO: A falta de companheiro(a), o pouco tempo de ingresso no ensino superior e a falta de atividade física foram os fatores que mais se destacaram entre os universitários com dificuldade severa de sono. É fundamental implementar estratégias de intervenção para melhorar o sono dos estudantes e minimizar os possíveis efeitos prejudiciais no seu desempenho acadêmico e bem-estar geral.
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