AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO SONO EM PACIENTES PÓS COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/3859Palavras-chave:
COVID-19;, SARS-Cov-2;, Qualidade do sono;, Sequelas;, SonoResumo
Analises clinicas em pacientes infectados pela Covid-19 vem evidenciando um aumento na má qualidade do sono, sendo que estes acabam por exacerbar sequelas. O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade do sono de pacientes pós Covid-19. Trata-se de um estudo de campo, observacional e transversal realizado por meio do Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI) e um questionário elaborado pelos pesquisadores contendo os dados do perfil dos participantes e as sequelas. A pesquisa foi feita de forma virtual através da plataforma Google Forms utilizando-se do método bola de neve com 64 pacientes recuperados da Covid-19. Os resultados demonstraram que nenhum dos participantes dormem bem com tempo médio de sono de 6:30 ± 0:55 h (variação 4 – 8h). O PSQI apontou que 32 (50,0%) apresentam sono ruim e 13 (20,3%) distúrbio do sono. Considere - se que os participantes apresentam comprometimento na qualidade do sono, sendo as mulheres as mais afetadas e que a insônia e o aumento de apetite foram às sequelas com maior influencia na má qualidade do sono.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.