Padronização do Controle de Qualidade Interno e procedimentos de validação de insumos utilizados em rotina de testes sorológicos.
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/4391Palavras-chave:
Segurança do Sangue, Transfusão de sangue, Controle de Qualidade, SorologiaResumo
Introdução: A segurança transfusional é um elemento fundamental no avanço da hemoterapia, para isso a Portaria de Consolidação nº 5, de 28 de setembro de 2017, estabelece a obrigatoriedade da realização de testes específicos para a detecção de doenças infecciosas que são transmitidas pelo sangue. O controle de qualidade assegura altos padrões, avaliando testes, monitorando variações e identificando erros sejam eles aleatórios ou sistemáticos. Objetivos: Caracterizar e padronizar as amostras utilizadas como controles de qualidade interno (CQI) e a utilização do controle de qualidade externo (CQE) e Mini-painel para a validação de insumos em testes sorológicos. Material e Métodos: Foi estabelecido a padronização de amostras de CQI com a reconstituição, em diferentes períodos (30, 60 e 90 dias), com análise para avaliar a sua reatividade. As amostras do Mini-painel foram padronizadas a partir da diluição seriada de todos os parâmetros com o intuito de viabilizar a utilização dessas amostras para validar kits de diferentes lotes/remessas, juntamente com amostras do CQE. Resultados: O CQI manteve reatividade conforme padrões legais, sendo viável na rotina. O desempenho após 30 e 60 dias foi aceitável, enquanto aos 90 dias, Chagas (primeiro lote) e HCV (segundo lote) tiveram variações. Demonstrando que sua aplicabilidade simplificaria a rotina promovendo uma manipulação mais direta com uma redução de custos ao laboratório. As amostras do CQE e do Mini-Painel permaneceram estáveis, consolidando assim sua adequação para serem utilizadas na validação de kits.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Multidisciplinar em Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.