Padronização do Controle de Qualidade Interno e procedimentos de validação de insumos utilizados em rotina de testes sorológicos.

Autores

  • Lucas Gondin HCFMB - UNESP https://orcid.org/0009-0009-9552-1362
  • Patricia Carvalho Garcia Bonichini
  • Fernando Aparecido De Oliveira
  • Claudio Lucas Miranda
  • Andrezza Belluomini Castro

DOI:

https://doi.org/10.51161/integrar/rems/4391

Palavras-chave:

Segurança do Sangue, Transfusão de sangue, Controle de Qualidade, Sorologia

Resumo

Introdução: A segurança transfusional é um elemento fundamental no avanço da hemoterapia, para isso a Portaria de Consolidação nº 5, de 28 de setembro de 2017, estabelece a obrigatoriedade da realização de testes específicos para a detecção de doenças infecciosas que são transmitidas pelo sangue. O controle de qualidade assegura altos padrões, avaliando testes, monitorando variações e identificando erros sejam eles aleatórios ou sistemáticos. Objetivos: Caracterizar e padronizar as amostras utilizadas como controles de qualidade interno (CQI) e a utilização do controle de qualidade externo (CQE) e Mini-painel para a validação de insumos em testes sorológicos. Material e Métodos: Foi estabelecido a padronização de amostras de CQI com a reconstituição, em diferentes períodos (30, 60 e 90 dias), com análise para avaliar a sua reatividade. As amostras do Mini-painel foram padronizadas a partir da diluição seriada de todos os parâmetros com o intuito de viabilizar a utilização dessas amostras para validar kits de diferentes lotes/remessas, juntamente com amostras do CQE. Resultados: O CQI manteve reatividade conforme padrões legais, sendo viável na rotina. O desempenho após 30 e 60 dias foi aceitável, enquanto aos 90 dias, Chagas (primeiro lote) e HCV (segundo lote) tiveram variações. Demonstrando que sua aplicabilidade simplificaria a rotina promovendo uma manipulação mais direta com uma redução de custos ao laboratório. As amostras do CQE e do Mini-Painel permaneceram estáveis, consolidando assim sua adequação para serem utilizadas na validação de kits.

Downloads

Publicado

2025-02-26

Como Citar

Gondin, L., Bonichini, P. C. G., Oliveira, F. A. D., Miranda, C. L., & Castro, A. B. (2025). Padronização do Controle de Qualidade Interno e procedimentos de validação de insumos utilizados em rotina de testes sorológicos. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 6(1), 26–37. https://doi.org/10.51161/integrar/rems/4391

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.