PODCAST - PERFIL TECNOLÓGICO E APLICABILIDADE COMO DISPOSITIVO EDUCATIVO NA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM

Autores

  • Maria Luiza Pereira Costa
  • Carla Cristina de Sordi
  • Raquel Rodrigues da Costa Brilhante
  • Amelina de Brito Belchior
  • Paulo Weslen Carneiro Gonçalves
  • Shérida Karanini Paz de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.51161/conais2023/20948

Palavras-chave:

Tecnologia Educacional, Webcast, Enfermagem

Resumo

INTRODUÇÃO: No ensino superior, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TIDCs) têm potencial para estimular a participação do estudante visto que o lúdico e o diferente são capazes de contribuir para a compreensão de conteúdo. Ademais, podem ser utilizadas para ilustrar contextos da prática profissional do enfermeiro. OBJETIVO: Conhecer o perfil tecnológico e a aplicabilidade do podcast como dispositivo educativo na graduação de enfermagem. MÉTODOS: O presente estudo é um recorte da monografia intitulada: “Podcast Insulina Consciente: avaliação dos acadêmicos de enfermagem como dispositivo educativo.” Foi aplicado um formulário eletrônico do tipo Google Forms, sobre perfil tecnológico, buscando identificar a acessibilidade aos meios de comunicação e a aplicabilidade de podcasts na graduação. RESULTADOS: Dos entrevistados, a maior parte afirmou já ter buscado um programa de podcast com informações seguras para estudar. Quando indagados sobre a principal motivação para adotar um podcast como ferramenta de aprendizagem, majoritariamente utilizariam, por ser um material que permite transmissão de conhecimento de forma assíncrona e portátil. CONCLUSÃO: O estudo demostra que a maioria dos alunos possuem acesso à internet, meio fundamental de acesso à informação. Além disso, demonstrou que a nova geração possui facilidade com o meio tecnológico e tem potencial para aceitar o podcast no contexto acadêmico.

Downloads

Publicado

2023-09-22

Como Citar

Pereira Costa, . M. L., de Sordi, . C. C., Rodrigues da Costa Brilhante, R., de Brito Belchior, A., Carneiro Gonçalves, . P. W., & Karanini Paz de Oliveira, . S. (2023). PODCAST - PERFIL TECNOLÓGICO E APLICABILIDADE COMO DISPOSITIVO EDUCATIVO NA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 4(3), 938–943. https://doi.org/10.51161/conais2023/20948

Edição

Seção

IV Congresso Nacional de Inovações em Saúde