PODCAST - PERFIL TECNOLÓGICO E APLICABILIDADE COMO DISPOSITIVO EDUCATIVO NA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/20948Palavras-chave:
Tecnologia Educacional, Webcast, EnfermagemResumo
INTRODUÇÃO: No ensino superior, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TIDCs) têm potencial para estimular a participação do estudante visto que o lúdico e o diferente são capazes de contribuir para a compreensão de conteúdo. Ademais, podem ser utilizadas para ilustrar contextos da prática profissional do enfermeiro. OBJETIVO: Conhecer o perfil tecnológico e a aplicabilidade do podcast como dispositivo educativo na graduação de enfermagem. MÉTODOS: O presente estudo é um recorte da monografia intitulada: “Podcast Insulina Consciente: avaliação dos acadêmicos de enfermagem como dispositivo educativo.” Foi aplicado um formulário eletrônico do tipo Google Forms, sobre perfil tecnológico, buscando identificar a acessibilidade aos meios de comunicação e a aplicabilidade de podcasts na graduação. RESULTADOS: Dos entrevistados, a maior parte afirmou já ter buscado um programa de podcast com informações seguras para estudar. Quando indagados sobre a principal motivação para adotar um podcast como ferramenta de aprendizagem, majoritariamente utilizariam, por ser um material que permite transmissão de conhecimento de forma assíncrona e portátil. CONCLUSÃO: O estudo demostra que a maioria dos alunos possuem acesso à internet, meio fundamental de acesso à informação. Além disso, demonstrou que a nova geração possui facilidade com o meio tecnológico e tem potencial para aceitar o podcast no contexto acadêmico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.