CARACTERIZAÇÃO DE TRANSTORNOS ALIMENTARES EM UNIVERSITÁRIOS DE UMA FACULDADE DO ES
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/3746Palavras-chave:
Transtornos alimentares, autoimagem, comportamento alimentar, universitáriosResumo
Introdução: Os transtornos alimentares são caracterizados por alimentação e hábitos inadequados. A percepção incorreta da autoimagem e distúrbio do comportamento alimentar são sintomas observados. É importante realizar um levantamento de possíveis transtornos alimentares em um público universitário para analisar gatilhos e hábitos em comum distribuídos entre eles. Objetivo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar a prevalência de transtornos alimentares em universitários de uma faculdade do ES. O estudo foi realizado com 158 universitários do sexo masculino e feminino. Metodologia: Os dados coletados foram obtidos através de um questionário elaborado no Google Forms com perguntas objetivas, escolhidas levando em consideração o perfil, saúde, âmbito psicossocial e avaliação de autoimagem (Stunkard et al., 1983). Resultados e discussão: Com os resultados obtidos foi possível identificar qual foi a faixa etária mais participativa, o conhecimento dos universitários sobre as calorias consumidas e leitura dos rótulos de alimentos, assim como identificação da lista de ingredientes, reconhecimento da autoimagem, ansiedade, perfil alimentar, imagem corporal, perfil de saúde e psicológico. Foi identificado que os universitários estão bem distribuídos em relação à idade, ao curso matriculado e em relação à autoimagem. Observou-se insegurança e sintomas de ansiedade ligados à alimentação ou ao próprio corpo. A maior parte do público informou deixar de comer por medo de engordar, mas o número de pessoas que procurou atendimento profissional é baixo. Conclusão: Conclui-se que há relação entre a ansiedade, o ambiente acadêmico e os hábitos alimentares.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.