CARACTERIZAÇÃO DE TRANSTORNOS ALIMENTARES EM UNIVERSITÁRIOS DE UMA FACULDADE DO ES

Autores

  • Dener Matheus Mantovaneli Acadêmico do curso de Nutrição
  • Matheus Pimenta de Alvarenga Prates Acadêmico do curso de Nutrição
  • Milena Silva Mota Acadêmico do curso de Nutrição
  • Mayara Medeiros de Freitas Carvalho Doutora em Ciências Biológicas - Docente Multivix

DOI:

https://doi.org/10.51161/integrar/rems/3746

Palavras-chave:

Transtornos alimentares, autoimagem, comportamento alimentar, universitários

Resumo

Introdução: Os transtornos alimentares são caracterizados por alimentação e hábitos inadequados. A percepção incorreta da autoimagem e distúrbio do comportamento alimentar são sintomas observados. É importante realizar um levantamento de possíveis transtornos alimentares em um público universitário para analisar gatilhos e hábitos em comum distribuídos entre eles. Objetivo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar a prevalência de transtornos alimentares em universitários de uma faculdade do ES. O estudo foi realizado com 158 universitários do sexo masculino e feminino. Metodologia: Os dados coletados foram obtidos através de um questionário elaborado no Google Forms com perguntas objetivas, escolhidas levando em consideração o perfil, saúde, âmbito psicossocial e avaliação de autoimagem (Stunkard et al., 1983). Resultados e discussão: Com os resultados obtidos foi possível identificar qual foi a faixa etária mais participativa, o conhecimento dos universitários sobre as calorias consumidas e leitura dos rótulos de alimentos, assim como identificação da lista de ingredientes, reconhecimento da autoimagem, ansiedade, perfil alimentar, imagem corporal, perfil de saúde e psicológico. Foi identificado que os universitários estão bem distribuídos em relação à idade, ao curso matriculado e em relação à autoimagem. Observou-se insegurança e sintomas de ansiedade ligados à alimentação ou ao próprio corpo. A maior parte do público informou deixar de comer por medo de engordar, mas o número de pessoas que procurou atendimento profissional é baixo. Conclusão: Conclui-se que há relação entre a ansiedade, o ambiente acadêmico e os hábitos alimentares.

Biografia do Autor

Mayara Medeiros de Freitas Carvalho, Doutora em Ciências Biológicas - Docente Multivix

MAYARA MEDEIROS DE FREITAS CARVALHO
Doutora em Ciências Biológicas pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, com ênfase em Bioquímica Metabólica e Fisiológica (2020), Mestre em Saúde e Nutrição pela Escola de Nutrição (ENUT), com ênfase em Bioquímica e Fisiopatologia da Nutrição (2016), ambos pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Graduação em Nutrição pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, em Diamantina (2013) com experiência no atendimento clínico. Atualmente é professora no curso de Nutrição na Faculdade Multivix – Campus Nova Venécia/ES.
Endereço para acessar este CV completo: http://lattes.cnpq.br/6743148682115497

Downloads

Publicado

2023-08-21

Como Citar

Matheus Mantovaneli, D. ., Pimenta de Alvarenga Prates, M. ., Silva Mota, M. ., & Carvalho, M. M. de F. (2023). CARACTERIZAÇÃO DE TRANSTORNOS ALIMENTARES EM UNIVERSITÁRIOS DE UMA FACULDADE DO ES. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 4(3), 75–86. https://doi.org/10.51161/integrar/rems/3746

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)