EFEITO GASTROPROTETOR DA GOMA DO ANGICO NATURAL E CARBOXIMETILADA NA LESÃO GÁSTRICA INDUZIDA POR ETANOL EM CAMUNDONGOS
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/21955Palavras-chave:
Úlcera gástrica, Etanol, PolímerosResumo
INTRODUÇÃO: O álcool constitui uma das principais causas de úlceras gástricas (UG). O tratamento padrão está associado a efeitos colaterais. Desta forma, os biopolímeros constituem uma alternativa promissora. Dentre estes biopolímeros, a goma do angico (GA) apresenta atividade benéfica em distúrbios gastrointestinais. No entanto, não há estudos avaliando o seu efeito gastroprotetor. A inclusão de grupamentos químicos em biopolímeros representa uma alternativa para a melhora de suas propriedades funcionais. OBJETIVO: Realizar a carboximetilação da GA e avaliar o efeito gastroprotetor da GA e GA carboximetilada em modelo experimental de UG MÉTODOS: A caracterização da carboximetilação da GA foi analisada por espectroscopia no infravermelho por transformada de Fourier e a avaliação gastroprotetora foi analisada no modelo de UG induzida por etanol. RESULTADOS: A presença de grupamentos específicos na GA permitiu verificar a carboximetilação. No modelo de UG, a modificação química resultou em uma melhora do efeito gastroprotetor. CONCLUSÃO: A carboximetilação resultou em aumento da capacidade da GA em atenuar as lesões gástricas induzidas pelo etanol.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.