AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIBACTERIANA DO EXTRATO DA PLANTA MORINGA OLEIFERA: UMA REVISÃO DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/22769Palavras-chave:
Moringa olifeira, Medicinal plant, Anti-bacterialResumo
INTRODUÇÃO: A Moringa oleifera é conhecida como "árvore milagrosa". Suas folhas e sementes contêm compostos bioativos, como polifenóis e carotenóides, que conferem propriedades farmacológicas relevantes. Apresenta propriedades antibacterianas, tornando-se uma opção interessante para o desenvolvimento de medicamentos naturais. OBJETIVO : Avaliar a eficácia antibacteriana do extrato etanólico de M. olifeira de acordo com os resultados mais expressivos presentes na literatura. METODOLOGIA : Trata-se de uma revisão de literatura, realizada a partir da busca nas bases de dados: PUBMED, MEDLINE, EMBASE e LILACS, com os descritores " Moringa olifeira "; " medicinal plant " e " anti-bacterial ". RESULTADOS E DISCUSSÃO : O extrato de M. oleifera apresenta vários princípios ativos, no qual possuem potencial antimicrobiano. Tais princípios ativos são encontrados em diferentes partes da planta e o principal solvente orgânico para extração é o etanol. O extrato etanólico de M. olifeira mostra-se eficaz por conseguir inibir microrganismos como E. coli, K. pneumoniae, Enterobacter spp., P. mirabilis, P. aeruginosa, S. typhi A, S. aureus, Streptococcus spp. e C. albicans. Assim, foi proposto que a M. oleifera serviria como um agente antibacteriano natural no manejo de doenças. CONCLUSÃO : Observa-se a partir das investigações que M. oleifera tem potencial antibacteriano. Adicionalmente, o extrato da planta apresenta princípios ativos vigorosos, sendo possível extraí-lo a partir das folhas e sementes, principalmente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.