DANOS HEPÁTICOS DEVIDO AO USO INDISCRIMINADO DO APAP: UMA REVISÃO DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/20843Palavras-chave:
Paracetamol, Hepatotoxicidade, AutofagiaResumo
INTRODUÇÃO: O paracetamol é um medicamento amplamente utilizado, e altas doses podem levar à falência hepática aguda, doenças cardiovasculares, gastrointestinais e neurológicas. faz parte do grupo de fármacos por ser um AINE, inibidor da ciclo-oxidase. OBJETIVO: Analisar a hipótese de que o jejum está envolvido na proteção hepática na lesão induzida por paracetamol por meio da via da autofagia MÉTODOS: Foi realizado uma revisão da literatura em fontes de dados nacionais e internacionais sobre a Lesão hepática induzida pelo uso excessivo do paracetamol. A pesquisa foi realizada nas bases de dados: Web of Science, Scopus e Pubmed. Com os seguintes descritores: "Acetaminophen" OR "Paracetamol" AND "liver injury" OR "Liver damage" OR "Hepatotoxicity". RESULTADOS: Os resultados são de forma esperada, relatado se a autofagia está relacionada com o processo regenerativo do tecido hepático. CONCLUSÃO: A autofagia degrada os componentes celulares danificados da própria célula e atua como uma via de "reciclagem", onde representa um mecanismo de sobrevivência para manter o metabolismo celular. Através dos seus mecanismos moleculares, esta última tem um papel fundamental no sistema imunitário, no combate aos elementos patogénicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.