PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA ACERCA DAS CARACTERÍSTICAS DE PODCASTS PARA PESSOAS COM ESTOMIAS INTESTINAIS
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/20975Palavras-chave:
Educação em Saúde, Podcast, EstomiaResumo
INTRODUÇÃO: a confecção de uma estomia pode impactar na vida dos pacientes, exigindo mudança de hábitos e adaptação. Os enfermeiros desempenham um papel crucial no suporte a esses pacientes, ajudando-os a sanar dúvidas, enfrentar os desafios e a adaptar-se à nova condição. Como aliado deste processo, os podcasts são ferramentas educacionais que podem fornecer informações acessíveis e flexíveis sobre estomias intestinais, contribuindo para a promoção da saúde e o bem-estar dos pacientes. OBJETIVO: analisar nas plataformas de streamings de músicas as características dos podcasts educativos sobre estomias intestinais. MÉTODOS: trata-se de estudo descritivo e exploratório, desenvolvido por meio de uma prospecção tecnológica, entre junho a setembro de 2022. RESULTADOS: a busca nas plataformas de streamings Spotify e Deezer resultou em 14 podcasts e 119 episódios que apresentavam a temática estomia, dos quais 13 (92,86%) estavam presentes no Spotify com 108 episódios e um (7,14 %) canal na Deezer com 11 episódios sobre a temática. A amostra final totalizou 27h21min5s de conteúdo de áudios. CONCLUSÃO: a realização desse estudo possibilitou observar a importância de prospectivas tecnológicas no âmbito da educação em saúde, e a necessidade de construção de podcasts visando autocuidado e prevenindo possíveis complicações nas pessoas com estomias.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.