VÍDEOS DE ANIMAÇÃO SOBRE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SEXUAL: SCOPING REVIEW COM PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/20969Palavras-chave:
Saúde Sexual e Reprodutiva, Educação em Saúde, Filme e Vídeo EducativoResumo
INTRODUÇÃO: A educação sexual é ferramenta de transformação social e cultural capaz de mudar valores, comportamentos e normas relacionadas à sexualidade. Nesse sentido, novas tecnologias como os vídeos de animação tornam esse processo acessível, dinâmico e interativo, sendo capaz de desmistificar mitos e equívocos comuns sobre a sexualidade, enquanto promovem uma abordagem positiva e inclusiva do assunto para uma ampla audiência. OBJETIVO: Identificar e caracterizar vídeos de animação de educação em saúde sexual na literatura e no Youtube MÉTODOS: Trata-se de estudo do tipo scoping review com prospecção tecnológica. Foram realizadas buscas na ColecionaSus via BVS, Índice Bibliográfico Español en Ciencias de la Salud (IBECS) via BVS, Base de Dados de Enfermagem Brasileira (BDENF), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Web of Science, Theses Canadá e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e na plataforma de vídeos YouTube. RESULTADOS: A amostra escolhida aborda temas relacionados ao planejamento reprodutivo, HIV E HPV, seis deles oriundos da literatura cinzenta e os outros dois da plataforma de vídeos YouTube. CONCLUSÃO: Os vídeos de animação se apresentaram como uma ferramenta eficaz no processo de educação em saúde sexual pois aproximam a informação, tornando-a mais interativa e acessível
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.