DESVENDANDO O PLANEJAMENTO SEXUAL E REPRODUTIVO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/21830Palavras-chave:
Educação sexual, Educação em Saúde, Saúde reprodutivaResumo
INTRODUÇÃO: A atenção em saúde sexual e reprodutiva representa uma das áreas de atuação prioritárias dentro da abrangência da Atenção Primária à Saúde. Ela desempenha um papel fundamental na promoção da saúde, bem-estar e igualdade de gênero, contribuindo para uma sociedade mais saudável e igualitária. OBJETIVO: Relatar uma ação de educação em saúde sobre planejamento sexual e reprodutivo. MÉTODOS: Trata-se de um relato de experiência vivenciado por uma enfermeira durante uma ação a um grupo de 22 pessoas, incluindo homens e mulheres, enfatizando a importância do planejamento sexual e reprodutivo. A ação foi realizada em maio de 2023, na sala de espera de uma unidade básica de saúde, localizada em um bairro da periferia de Fortaleza-ce e ocorreu por meio de uma dinâmica de perguntas e respostas com balões e aconselhamento acerca do tema. RESULTADOS: No início da atividade o grupo demonstrou timidez e insegurança, encontrando dificuldades para expressar suas ideias. Contudo, após a explicação da enfermeira e no decorrer da dinâmica, eles foram se tornando gradualmente mais confiantes e engajados, evidenciando um maior nível de compreensão em relação a saúde sexual e reprodutiva. DISCUSSÃO: Dessa forma, a realização de intervenções sobre planejamento sexual e reprodutivo através de ações de educação em saúde, permitem ao usuário a possibilidade de empoderamento e emancipação comunitário. CONCLUSÃO: A ação viabilizou a comunidade, uma maior aproximação com os profissionais do serviço, sobretudo, a enfermeira, tendo em vista que temáticas pertinentes que muitas vezes são regadas a mitos e tabus, contribui para a discussões mais precisas, uma vez que a comunidade fica mais atenda às perguntas e consequentemente a participação é estimulada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.