PERCALÇOS PARA REALIZAÇÃO DE UM CENÁRIO SIMULADO EM ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/21818Palavras-chave:
Enfermagem, Simulação, Exame FísicoResumo
INTRODUÇÃO: O uso da simulação clínica é um facilitador do ensino teórico-prático em enfermagem. O ponto chave da sua eficácia é a construção de um cenário simulado adequado, responsável por transmitir a validade e confiabilidade da interface educativa a ser promovida. OBJETIVO: Identificar os percalços para a realização de um cenário simulado na perspectiva de graduandos em enfermagem. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo, realizado com graduandos em enfermagem de uma universidade pública do Nordeste do Brasil. A população do estudo foi composta por 30 estudantes. A avaliação do cenário foi obtida mediante aplicação de uma Escala de Satisfação, sendo o formulário estruturado com uma Escala Likert. RESULTADOS: Os resultados mostram que os principais percalços para a realização de um cenário simulado são a manutenção da dificuldade do cenário, do dinamismo da simulação e a participação ativa de todos os discentes. CONCLUSÃO: Percebe-se que apesar do elevado grau de motivação dos discentes para participação em cenários simulados, ainda há limitação quanto à dimensão prática da simulação clínica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.