PERCALÇOS PARA REALIZAÇÃO DE UM CENÁRIO SIMULADO EM ENFERMAGEM

Autores

  • Ana Carolina Costa Carino
  • Cláudio César Guimarães Martins
  • Renata Marinho Fernandes
  • Camila Gomes Carvalho
  • Juliane Rangel Dantas
  • Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira

DOI:

https://doi.org/10.51161/conais2023/21818

Palavras-chave:

Enfermagem, Simulação, Exame Físico

Resumo

INTRODUÇÃO: O uso da simulação clínica é um facilitador do ensino teórico-prático em enfermagem. O ponto chave da sua eficácia é a construção de um cenário simulado adequado, responsável por transmitir a validade e confiabilidade da interface educativa a ser promovida. OBJETIVO: Identificar os percalços para a realização de um cenário simulado na perspectiva de graduandos em enfermagem. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo, realizado com graduandos em enfermagem de uma universidade pública do Nordeste do Brasil. A população do estudo foi composta por 30 estudantes. A avaliação do cenário foi obtida mediante aplicação de uma Escala de Satisfação, sendo o formulário estruturado com uma Escala Likert. RESULTADOS: Os resultados mostram que os principais percalços para a realização de um cenário simulado são a manutenção da dificuldade do cenário, do dinamismo da simulação e a participação ativa de todos os discentes. CONCLUSÃO: Percebe-se que apesar do elevado grau de motivação dos discentes para participação em cenários simulados, ainda há limitação quanto à dimensão prática da simulação clínica.

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Publicado

22.09.2023

Como Citar

Carino, A. C. C. ., Martins, C. C. G. ., Fernandes, R. M. ., Carvalho, C. G. ., Dantas, J. R. ., & Lira, A. L. B. de C. . (2023). PERCALÇOS PARA REALIZAÇÃO DE UM CENÁRIO SIMULADO EM ENFERMAGEM. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 4(3), 620–625. https://doi.org/10.51161/conais2023/21818

Edição

Seção

IV Congresso Nacional de Inovações em Saúde

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