ENTEROPARASITOS EM MERENDEIRAS DE CAICÓ-RN
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/22893Palavras-chave:
Infecções parasitárias, Diagnóstico laboratorial, Contaminação biológicaResumo
INTRODUÇÃO: As parasitoses intestinais são infecções que causam grande impacto na saúde da população, tendo como a principal forma de transmissão a ingestão de alimentos / água ou contato com solo contaminado. Merendeiras infectadas com parasitos podem contaminar alimentos com formas infectantes através das mãos, se não tiverem hábitos higiênicos adequados, levando riscos à saúde de escolares. OBJETIVO: O presente trabalho objetiva investigar a presença de enteroparasitos/enterocomensais em manipuladores de merenda do município de Caicó-RN. MÉTODOS: Estudo do tipo descritivo, analítico e transversal, no qual, foi realizado um inquérito parasitológico com 32 merendeiras de 20 creches e escolas públicas no período de junho a outubro de 2022. As merendeiras foram orientadas quanto ao procedimento padrão de coleta única de fezes e as amostras foram processadas pelo método centrífugo-sedimentação simples. Utilizou-se o teste Exato de Fisher (p<0,05 significativo). A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa. RESULTADOS: Das 32 amostras analisadas, 20 (62,5%) foram positivas para enterocomensais e/ou enteroparasitas, sendo 75% monoparasitados e 25% biparasitados. A espécie de maior prevalência foi a Endolimax nana, presente em 95% dos resultados positivos, incluindo os monoparasitados e biparasitados. Sobre o perfil dos infectados, 95% foram do gênero feminino, 85% tinham entre 30-60 anos e 95% residiam na zona urbana. CONCLUSÃO: Embora, a maioria dos casos positivos tenha sido espécies comensais e não parasitas, ainda assim faz-se necessária a realização de medidas de prevenção e promoção da saúde, educacionais e avanços sanitários, visto que, a transmissão tanto de enteroparasitos, como dos enterocomensais, ocorre devido a contaminação dos infectados por meio das fezes. Também é preciso realizar exames parasitológicos periodicamente para a melhoria da saúde dos trabalhadores e interrupção da possível cadeia de transmissão para os escolares.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.