CONHECIMENTO SOBRE PARASITOSES INTESTINAIS E BOAS PRÁTICAS DE MANIPULAÇÃO EM MANIPULADORES DE MERENDA ESCOLAR DE CAICÓ-RN
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/22953Palavras-chave:
Doenças transmitidas por alimentos, Parasitos, Alimentação escolarResumo
INTRODUÇÃO: A manipulação incorreta dos alimentos por falta de capacitação dos manipuladores bem como a falta de conhecimentos sobre a transmissão de parasitoses intestinais pode impactar de forma geral a segurança alimentar, sendo um desafio para os gestores de saúde. OBJETIVO: O presente trabalho objetivou avaliar o perfil socioeconômico e higiênico-sanitário, bem como alguns conhecimentos sobre parasitoses, e boas práticas de manipulação em manipuladores de merenda escolar do município de Caicó-RN. MÉTODOS: Tratou-se de um estudo do tipo descritivo transversal onde foi aplicado um questionário semiestruturado em 54 manipuladores de merenda escolar de 21 escolas públicas de Caicó-RN, em setembro de 2022. Foram calculados percentuais simples e Teste Exato de Fischer, considerando-se p<0,05. RESULTADOS: Observou-se que a maioria possui um grau de escolaridade mediano, renda familiar acima de 1 salário mínimo, sendo a idade média 45 anos. E as condições sanitárias eram satisfatórias nos locais de trabalho, ao contrário de alguns domicílios que apresentavam condições de saneamento e procedência de água, inadequados. Com relação ao conhecimento sobre parasitoses intestinais 20,4% não sabia do que se tratava, 27,8% responderam incorretamente o que era e 9,3% como se transmitia. Sobre boas práticas de manipulação 48,1% relataram não higienizar corretamente frutas e verduras cruas. Observou-se associação positiva (p<0,05) entre função e tempo de experiência com ter recebido capacitação. CONCLUSÃO: Torna-se necessário ampliar as informações, avançar nas condições sanitárias dos manipuladores, além de ofertar capacitações em Boas Práticas de Manipulação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.