AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS E DO PERFIL DO MANIPULADOR DE ALIMENTOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS- MA
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/3722Palavras-chave:
Manipuladores de alimentos, Alimentação escolar, Segurança dos alimentosResumo
Introdução: As escolas são consideradas instituições base de oferecimento da alimentação escolar, sendo que para algumas crianças e adolescentes essa refeição é a única completa do dia, por esse motivo é imprescindível que elas ofereçam refeições nutritivas e que atendam aos critérios sanitários. O objetivo desse estudo foi avaliar às condições higiênico- sanitárias das unidades de alimentação e o perfil do manipulador de alimentos na rede pública de ensino. Métodos: Estudo com manipuladores de alimentos de 20 Escolas Municipais, com aplicação de Checklist buscando desprender informações sobre: condições higiênico-sanitárias da infraestrutura, equipamentos, utensílios e manipuladores, tendo por base as normas da Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde. Resultados: Com relação à higienização das mãos observou-se que houve a maior porcentagem de adequação (94,4%) entre os itens avaliados e 5,6% de inadequação, sendo classificada como “Excelente”. No item aparência e higiene pessoal foi observada uma conformidade de 85,71% sendo classificado como “Bom”. No item condições higiênico- sanitárias do ambiente observou-se em 75% de conformidade sendo classificado como “Bom”. Os itens referentes a motivação para o trabalho e conhecimento sobre Boas Práticas de Fabricação de alimentos apresentaram 96,6% de adequação, sendo considerados “Excelente”. Conclusão: Diante das evidências, concluiu-se que apesar dos manipuladores apresentarem ótimos conhecimentos sobre Boas Práticas de manipulação de alimentos, faz-se necessária a realização de treinamentos periódicos, pois, foram observados alguns problemas ligados à infraestrutura das escolas que, se não observados com cuidado pelo manipulador, podem comprometer a produção de um alimento seguro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.