ATENDIMENTOS REFERENTES À MASTOLOGIA EM UM AMBULATÓRIO ESCOLA DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/3712Palavras-chave:
Doenças mamárias, Ginecologia, Rastreio, EpidemiologiaResumo
Introdução: este trabalho foi realizado a partir de um Projeto de Pesquisa realizado por acadêmicos e docentes da FAMED/UFVJM cuja proposta é criar um banco de dados com base na análise retrospectiva dos prontuários de atendimentos do ambulatório escola da instituição entre o período de 2017 a 2019. O estudo restringiu-se à análise dos prontuários referentes à Ginecologia e Obstetrícia, sendo selecionados atendimentos sobre queixas mamárias. A escolha do enfoque na mastologia foi devido à relevância epidemiológica dessa área, pois, segundo o Instituto Nacional de Câncer, em 2020, a neoplasia que mais matou mulheres foi o câncer de mama. Descrever as principais queixas, diagnósticos e condutas referentes aos atendimentos que se enquadram no serviço de mastologia são os objetivos deste trabalho. Métodos: Dentre 318 prontuários analisados foram selecionados 37, estes se referem a atendimentos relacionados às queixas mamárias. Foi realizado o cálculo da frequência relativa das principais queixas, hipóteses diagnósticas e condutas. Resultados: o principal motivo de procura de atendimentos foi nódulos na mama, seguido de dor na mama, secreção mamilar, resultado de exames, trauma na mama e mama extranumerária. A principal hipótese diagnóstica foi nódulos na mama, logo após descarga papilar, mastalgia relacionada ao fluxo menstrual, mastalgia, mama axilar e nenhuma alteração referente a mastologia. As condutas mais frequentes foram orientações, solicitação de exames e de retorno. Conclusão: os resultados desse estudo, majoritariamente, refletem o cenário nacional. Nódulos mamários, conforme a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, são as principais queixas em consultórios de mastologia e ginecologia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.