Desenvolvimento e caracterização de nano-amidos e suas aplicações em emulsões alimentícias pickering: Uma Revisão

Autores

  • Karin Krystina Maximo do Nascimento UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS https://orcid.org/0009-0007-5604-9312
  • Keyla Emanuelle Ramos de Holanda Universidade Federal do Amazonas https://orcid.org/0000-0002-3020-7278
  • Emersom Silva Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
  • Pedro Henrique Campelo Felix UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

DOI:

https://doi.org/10.51161/integrar/rems/4703

Palavras-chave:

Amido, Nano-amido, emulsões Pickering

Resumo

O amido é um dos fundamentais compostos de reserva em plantas. Este biopolímero multifuncional de baixo custo tem sido largamente empregado na indústria de alimentos e em diversas utilizações industriais. Pickering no ano de 1907 observou a possibilidade do uso de partículas coloidais dispersas como estabilizantes de emulsões, conhecidas hoje como “emulsões de Pickering”, onde as partículas sólidas adsorvidas na interface óleo/água conferem estabilidade as emulsões de modo irreversível. O preparo e a aplicação de nanopartículas biodegradáveis têm despertado interesse e o amido, por ser um polímero natural biodegradável facilmente disponível na natureza é um excelente candidato para formação de nanopartículas estabilizadoras. Metodologia: Foi realizado um levantamento eletrônico de dados no período de novembro/2020 – fevereiro/2021 e selecionou-se artigos publicados a partir do ano de 2015 nos repositórios Google Acadêmico, Scielo, Pubmed e Scopus. Resultados e discussão: O estudo demonstra que o tratamento do amido nativo por diversos métodos como hidrólise ácida, enzimática e sonicação são tecnologias eficazes para se obter nano-amidos, gerando partículas estabilizadoras de emulsões de tamanho nanométrico para uso alimentar. Conclusão: Na procura realizada nas bases de dados mencionadas, foram achados 87.649 e selecionados 108 para a continuação do estudo. Além disso, este trabalho trouxe as abordagens de síntese e modificações dos nano-amidos e sua aplicação como estabilizadores em emulsões Pickering, demonstrando a necessidade de ampliar o conhecimento acerca do tema em questão devido à preocupação com a biocompatibilidade e biodegrabilidade.

Biografia do Autor

Karin Krystina Maximo do Nascimento, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

Doutoranda em Inovação Farmacêutica e Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Possui graduação em Farmácia pela Universidade Paulista (2017).

Emersom Silva Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

É farmacêutico, formado pela Universidade Federal do Amazonas (1998), doutor em Farmácia pela Universidade de São Paulo (2003), atualmente é professor titular da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UFAM. Atualmente também é coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da UFAM. É bolsita de produtividade nível B do CNPq e membro do Comitê de assessoramento Científico da área de Farmácia. É sócio fundador da Start-up Terramazonia Superplants da Amazônia. Tem se dedicado a pesquisa com potencial interesse nas doenças metabólicas e ativos da biodiversidade amazônica. Ao longo de 20 anos tem pesquisado antioxidantes de origem natural e produtos derivados de plantas amazônicas com efeito curativo ou preventivo em doenças metabólicas e também na área de dermocosméticos e nutraceuticos. Nestes temas, tem coordenado projetos financiados por agências oficiais de incentivo à pesquisa e publicado mais de 200 artigos em periódicos nacionais e internacionais em colaboração com diversos pesquisadores dentro e fora do Estado do Amazonas e parceiros internacionais. É revisor de períodicos científicos na área de bioquímica e farmacologia.

Pedro Henrique Campelo Felix, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

Professor Adjunto do Departamento de Tecnologia de Alimentos, Universidade Federal de Viçosa (DTA/UFV). Possui graduação em Engenharia de Alimentos pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2011), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014) e doutorado em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras (2017). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2020). Foi docente da Universidade Federal do Amazonas (2017-2022). Possui +170 artigos aceitos/publicados em periódicos nacionais e internacionais na área de Alimentos e Ciência e Engenharia de Materiais. Pesquisa na área de emulsões, microencapsulação de compostos bioativos, extração de novos biopolímeros extraídos a partir de vegetais Amazônicos e uso de tecnologias emergentes no processamento de alimentos em geral.

Downloads

Publicado

06.11.2025

Como Citar

Krystina Maximo do Nascimento, K., de Holanda, K. E. R., Silva Lima, E., & Henrique Campelo Felix, P. (2025). Desenvolvimento e caracterização de nano-amidos e suas aplicações em emulsões alimentícias pickering: Uma Revisão. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 6(4), 18–38. https://doi.org/10.51161/integrar/rems/4703

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)