Desenvolvimento e caracterização de nano-amidos e suas aplicações em emulsões alimentícias pickering: Uma Revisão
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/4703Palavras-chave:
Amido, Nano-amido, emulsões PickeringResumo
O amido é um dos fundamentais compostos de reserva em plantas. Este biopolímero multifuncional de baixo custo tem sido largamente empregado na indústria de alimentos e em diversas utilizações industriais. Pickering no ano de 1907 observou a possibilidade do uso de partículas coloidais dispersas como estabilizantes de emulsões, conhecidas hoje como “emulsões de Pickering”, onde as partículas sólidas adsorvidas na interface óleo/água conferem estabilidade as emulsões de modo irreversível. O preparo e a aplicação de nanopartículas biodegradáveis têm despertado interesse e o amido, por ser um polímero natural biodegradável facilmente disponível na natureza é um excelente candidato para formação de nanopartículas estabilizadoras. Metodologia: Foi realizado um levantamento eletrônico de dados no período de novembro/2020 – fevereiro/2021 e selecionou-se artigos publicados a partir do ano de 2015 nos repositórios Google Acadêmico, Scielo, Pubmed e Scopus. Resultados e discussão: O estudo demonstra que o tratamento do amido nativo por diversos métodos como hidrólise ácida, enzimática e sonicação são tecnologias eficazes para se obter nano-amidos, gerando partículas estabilizadoras de emulsões de tamanho nanométrico para uso alimentar. Conclusão: Na procura realizada nas bases de dados mencionadas, foram achados 87.649 e selecionados 108 para a continuação do estudo. Além disso, este trabalho trouxe as abordagens de síntese e modificações dos nano-amidos e sua aplicação como estabilizadores em emulsões Pickering, demonstrando a necessidade de ampliar o conhecimento acerca do tema em questão devido à preocupação com a biocompatibilidade e biodegrabilidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Multidisciplinar em Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.