Perfil clínico-epidemiológico de pacientes acometidos de dermatite associada a incontinência do hospital universitário de Manaus-AM
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/4664Palavras-chave:
Dermatite, Hospital universitário, Atenção à Saúde, Incidência, ComorbidadesResumo
Introdução: A dermatite associada à incontinência (DAI) é uma afecção cutânea muito comum em pacientes hospitalizados que ainda carece de tratamentos e prevenção eficazes. Objetivos: Identificar o perfil clínico-epidemiológico de pacientes acometidos de dermatite associada à incontinência em hospital universitário de Manaus-AM. Métodos: Realizou-se um estudo descritivo transversal, sendo selecionados 22 pacientes portadores de dermatite maiores de 18 anos, ambos os sexos e sem outras lesões de pele. A coleta de dados foi por meio da busca de pacientes hospitalizados e avaliação de seus prontuários. Estes foram analisados em software SPSS. Resultados: Dos 22 participantes do estudo, a maioria foi do sexo feminino (64%), idade média de 53 anos e internações superiores a 30 dias (82%). O principal efluente foram as fezes (71%) do tipo pastosa (46%), a principal via de alimentação foi enteral (54,5%) e a dermatite mais encontrada foi tipo 1A (59%). Considerações Finais: As evidências demonstradas podem orientar a equipe de enfermagem na eleição de melhores práticas para a prevenção e o manejo da dermatite associada, reduzindo a ocorrência de complicações.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Multidisciplinar em Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.