Coinfecção por Hemoparasitos em Cão Assintomático
Relato de Caso
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/4447Palavras-chave:
Babesia canis, Erlichia spp., hemoparasitose, PCR, Anaplasma platysResumo
As hemoparasitoses são doenças comuns em pequenos animais. Elas são causadas por protozoários ou bactérias e são transmitidas por ectoparasitas, como pulgas e carrapatos. Dentre elas, as mais encontradas na rotina médica veterinária são a babesiose, a erliquiose e a anaplasmose, popularmente conhecidas como "doença do carrapato", além de outras conhecidas, como o hepatozoon. Devido aos sintomas inespecíficos e semelhantes, essas doenças são difíceis de diagnosticar no início, podendo muitas vezes serem assintomáticas. Desse modo, o diagnóstico é baseado na suspeita clínica, e posteriormente confirmado por testes laboratoriais. O sucesso do tratamento dessas doenças depende do diagnóstico precoce, da escolha do melhor tratamento que envolve o uso de antibióticos específicos, como doxiciclina, e medidas de suporte para aliviar os sintomas e prevenir complicações. O uso preventivo de controle de ectoparasitas como coleiras antiparasitárias, medicamentos como fluralaner, ou ativos que matam pulgas e carrapatos, o controle do ambiente, consultas regulares e testes anuais, são fundamentais para combatê-las, reduzir seus efeitos e evitar fatalidades. No presente relato, retrata-se um canino macho, SRD, com 12 anos de idade, que ao realizar um exame de rotina, foi observado pelos testes laboratoriais, a coinfecção por babesia, ehrlichia e anaplasma, sem que o animal apresentasse sintomas clínicos característicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.