TPLO para Correção de Ruptura de Ligamento Cruzado Cranial em Cão
Relato de Caso
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/4448Palavras-chave:
articulação, artropatias, degeneração, instabilidade, teste de gavetaResumo
A ruptura de ligamento cruzado cranial (RLCCr) é uma das principais patologias que afetam o membro pélvico dos cães. Embora a etiologia não esteja completamente esclarecida, a sua origem é multifatorial, e é reconhecida por desencadear um processo degenerativo na articulação. Vários são os fatores, incluindo idade, raça, sexo, peso corporal, conformação e alinhamento do membro, além de lesões prévias no ligamento, podem contribuir para o surgimento dessa lesão, o que, ao caso relatado, há uma maior propensão de acometimento dessa patologia, já que a raça exibe maior predisponibilidade. Este estudo visa relatar um caso específico de uma cadela da raça Pit Bull, fêmea, com 5 anos de idade e pesando 45,2 Kg, que foi atendida ao Centro Veterinário UNIFEOB devido apresentar claudicação em seu membro pélvico esquerdo. Um exame radiográfico foi realizado para confirmar o diagnóstico da afecção. O tratamento escolhido foi a cirurgia de osteotomia e nivelamento do platô tibial (TPLO), uma abordagem reconhecida por proporcionar bons resultados em casos de RLCCr. A intervenção cirúrgica teve como objetivo estabilizar a articulação afetada, restaurando sua função normal e aliviando o desconforto no animal, concedendo um bom prognóstico. A TPLO é considerada eficaz na promoção da recuperação e na melhoria da qualidade de vida dos cães submetidos a essa cirurgia. Este caso em questão, ressalta a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado para o manejo bem-sucedido de condições ortopédicas em cães, destacando o papel da cirurgia ortopédica veterinária na reabilitação de animais de estimação afetados por problemas articulares.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.