UTILIZAÇÃO DO LF-LAM PARA DIAGNÓSTICO DE TUBERCULOSE EM PESSOAS ACOMETIDAS PELA AIDS
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/21568Palavras-chave:
Infecções Oportunistas Relacionadas com a AIDS, TuberculoseResumo
INTRODUÇÃO: Pessoas vivendo com o vírus da imunodeficiência humana (HIV) são mais propensas a desenvolver tuberculose (TB), entretanto, o diagnóstico nesse público representa um desafio. Dessa forma, o LF-LAM representa uma alternativa para rastreamento e diagnóstico efetivo. OBJETIVO: Analisar a literatura científica acerca da utilização do LF-LAM para diagnóstico de tuberculose em pessoas acometidas pelo HIV. MÉTODOS: Trata-se de uma revisão integrativa, realizada em maio de 2023, por meio das bases de dados: PubMed/MEDLINE, BDENF e SciELO. Para a pesquisa, utilizou-se os descritores “Tuberculose” AND “Infecções Oportunistas Relacionadas com a AIDS” AND “Diagnóstico”. Foram selecionados artigos disponíveis na íntegra, publicados nos últimos 10 anos e excluídos artigos de revisão e que não tivessem relação com o objetivo da pesquisa. RESULTADOS: Foram selecionados 10 artigos, sendo em sua maioria ensaios clínicos randomizados, os quais evidenciaram que o LF-LAM é uma importante estratégia para diagnóstico, especialmente se associado a outros métodos, como o teste Sputum Xpert ou a microscopia de escarro. CONCLUSÃO: O LF-LAM mostra-se eficaz no processo de diagnóstico de TB ativa em indivíduos com HIV, representando uma importante estratégia para a detecção precoce dessa coinfecção.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.