LEUCO WAR®

PRÓS E CONTRAS NA UTILIZAÇÃO DO JOGO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DOS PRINCIPAIS EVENTOS CELULARES DA INFLAMAÇÃO

Autores

  • Renato Massaharu Hassunuma Universidade Paulista
  • Fábio Aparecido Da Silva Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Pederneiras
  • Wilson Massashiro Yonezawa Universidade Estadual Paulista
  • Patrícia Carvalho Garcia Universidade Paulista
  • Michele Janegitz Acorci-Valério Universidade Paulista
  • Marjorie de Assis Golim Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
  • Sandra Heloísa Nunes Messias Universidade Paulista - UNIP

DOI:

https://doi.org/10.51161/integrar/rems/3698

Palavras-chave:

Bioinformática, Ensino, Inflamação

Resumo

Introdução: Existem várias dificuldades no ensino do processo inflamatório, geralmente ministrado na disciplina de Patologia, aos alunos de graduação nos diferentes cursos da área de Saúde. Fatores como o número de células envolvidas, suas funções e cronologia em atuam podem dificultar a aquisição de conhecimento sobre o assunto. Objetivos: a atual pesquisa discute a utilização do jogo Leuco War® como recurso didático para o ensino dos principais eventos celulares do processo inflamatório. Material e métodos: Inicialmente foram resolvidas todas as 11 fases do modo Lycée do Leuco War®. As janelas de texto de cada etapa foram traduzidas. A partir de um levantamento bibliográfico sobre o assunto e de capturas de tela do jogo, foram elaboradas propostas didáticas para professores utilizarem este recurso em sala de aula. Resultados: A análise do jogo Leuco War® mostrou que no modo Lycée, são abordados vários eventos celulares como vasodilatação, promoção de dor pela liberação de mediadores químicos, leucodiapedese, quimiotaxia, ação de antibióticos no controle bacteriano, produção de anticorpos, entre outros. As várias limitações observadas do jogo, como, por exemplo, a ausência da representação de neutrófilos e a migração de mastócitos e plasmócitos, devem ser discutidas em sala de aula para que o aluno não tenha seu aprendizado comprometido. Conclusões: O fato de a explicação ocorrer dentro de um ambiente de jogo pode ser considerado um importante fator motivador para escolha do Leuco War® como recurso didático. As limitações observadas no jogo podem ser minimizadas por meio de discussões propostas pelo professor durante o jogo.

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Publicado

2023-04-29

Como Citar

Hassunuma, R. M. ., Da Silva, F. A. ., Yonezawa, W. M. ., Garcia, P. C. ., Acorci-Valério, M. J. ., Golim, M. de A. ., & Messias, S. H. N. . (2023). LEUCO WAR® : PRÓS E CONTRAS NA UTILIZAÇÃO DO JOGO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DOS PRINCIPAIS EVENTOS CELULARES DA INFLAMAÇÃO. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 4(2), 62–79. https://doi.org/10.51161/integrar/rems/3698

Edição

Seção

Artigos Originais

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