LEUCO WAR®
PRÓS E CONTRAS NA UTILIZAÇÃO DO JOGO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DOS PRINCIPAIS EVENTOS CELULARES DA INFLAMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/3698Palavras-chave:
Bioinformática, Ensino, InflamaçãoResumo
Introdução: Existem várias dificuldades no ensino do processo inflamatório, geralmente ministrado na disciplina de Patologia, aos alunos de graduação nos diferentes cursos da área de Saúde. Fatores como o número de células envolvidas, suas funções e cronologia em atuam podem dificultar a aquisição de conhecimento sobre o assunto. Objetivos: a atual pesquisa discute a utilização do jogo Leuco War® como recurso didático para o ensino dos principais eventos celulares do processo inflamatório. Material e métodos: Inicialmente foram resolvidas todas as 11 fases do modo Lycée do Leuco War®. As janelas de texto de cada etapa foram traduzidas. A partir de um levantamento bibliográfico sobre o assunto e de capturas de tela do jogo, foram elaboradas propostas didáticas para professores utilizarem este recurso em sala de aula. Resultados: A análise do jogo Leuco War® mostrou que no modo Lycée, são abordados vários eventos celulares como vasodilatação, promoção de dor pela liberação de mediadores químicos, leucodiapedese, quimiotaxia, ação de antibióticos no controle bacteriano, produção de anticorpos, entre outros. As várias limitações observadas do jogo, como, por exemplo, a ausência da representação de neutrófilos e a migração de mastócitos e plasmócitos, devem ser discutidas em sala de aula para que o aluno não tenha seu aprendizado comprometido. Conclusões: O fato de a explicação ocorrer dentro de um ambiente de jogo pode ser considerado um importante fator motivador para escolha do Leuco War® como recurso didático. As limitações observadas no jogo podem ser minimizadas por meio de discussões propostas pelo professor durante o jogo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.