A REFORMA PSIQUIÁTRICA BRASILEIRA E O USO DAS TECNOLOGIAS LEVES DE CUIDADO EM SAÚDE MENTAL
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/21957Palavras-chave:
Reforma Psiquiátrica Brasileira, Assistência à saúde mental, Tecnologia Aplicada aos Cuidados de Saúde MentalResumo
INTRODUÇÃO: A Reforma Psiquiátrica (RP) visa compreender inúmeros fatores que compõem o indivíduo, como os aspectos biopsicossociais, culturais e espirituais, ofertando diversas tecnologias de cuidado, da integração do indivíduo como sujeito de sua história. OBJETIVO: Analisar o benefício do uso das tecnologias leves utilizadas em pacientes com transtornos mentais. MÉTODOS: O presente estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura (RIL) a respeito das principais tecnologias de cuidado em saúde mental que viabilizam um olhar social e um cuidado mais humanizado. Foram utilizadas as bases de dados: MEDLINE, BDENF e LILACS, por serem bases voltadas a ciências da saúde, utilizando os descritores: “Reforma Psiquiátrica Brasileira”, “Assistência a saúde mental”, “Tecnologia Aplicada aos Cuidados de Saúde Mental” junto ao operador booleano “AND”, Os critérios de inclusão utilizados foram os idiomas (português, inglês e espanhol), formato de artigo, publicação entre 2011 e 2022 e estudos completos. Os critérios de exclusão adotados estão relacionados a estudos que não abordavam a Reforma Psiquiátrica Brasileira, resumos publicados em eventos científicos, editoriais, artigos de opinião, trabalhos de conclusão de curso, teses, dissertações, artigos duplicados e outras revisões integrativas e sistemáticas. RESULTADOS: Obteve-se 69 artigos após a realização de pesquisa nas bibliotecas e base de dados. Ao final foram incluídos 07 artigos. A RPB tem como objetivo promover a reintegração do sujeito com transtorno mental em seu ambiente, na família e comunidade. A partir de tal reflexão veio à tona novas estratégias voltadas à reabilitação e à recuperação dos indivíduos com transtorno mental, diante disto, observa-se a grande importância dos meios tecnológicos leves, que contribuem para a promoção da reinserção dos sujeitos na sociedade, através de relações interpessoais, construção de vínculos, autonomização e acolhimento CONCLUSÃO: O estudo apontou o acolhimento como a principal tecnologia leve de cuidado à Saúde Mental. A utilização dessa tecnologia possibilita a construção de um cuidado longitudinal, multidimensional considerando a subjetividade do sujeito, promovendo uma relação terapêutica baseada na confiança, diálogo e parceria, fortalecendo a participação ativa do sujeito no processo de saúde
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.