As interfaces entre câncer de cabeça e pescoço e sofrimento psíquico
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/20154Palavras-chave:
transtorno mental, neoplasia, psicologiaResumo
INTRODUÇÃO: O câncer da cabeça e pescoço (CCP) é um problema de saúde pública e uma ameaça real à vida devido os diagnósticos que, comumente, ocorrem de forma tardia. Assim, a saúde mental destes pacientes precisa ser considerada, a fim de identificar o sofrimento psíquico e dirimir fantasias. OBJETIVO: Discutir as interfaces entre o CCP e o sofrimento psíquico. MÉTODOS: Revisão narrativa da literatura. RESULTADOS: São identificadas cinco interfaces entre CCP e o sofrimento psíquico: a intensificação da desorganização do paciente e de sua família após o início do tratamento, as dificuldades de aceitação do diagnóstico de CCP e o início do tratamento que podem resultar em desfiguração e disfunção, a carga física e psicológica extrema enfrentadas por pacientes e familiares diante do diagnóstico e a possibilidade de desencadeamento de sofrimento psíquico e/ou emocional significativo, que pode se cronificar e culminar no desenvolvimento de transtornos mentais, como ansiedade e depressão. CONCLUSÃO: É fundamental que estes pacientes recebam avaliação e acompanhamento psicológico, a fim de proporcionar espaço de fala, escuta e acolhimento, além de diminuir o sofrimento psíquico e acionar estratégias de enfrentamento adaptativas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.