AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DE APLICATIVO SOBRE DOENÇA DE PARKINSON
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/21869Palavras-chave:
Educação em Saúde, Doença de Parkinson, Tecnologia da Informação, Design Centrado no UsuárioResumo
INTRODUÇÃO: Atualmente os idosos estão convivendo rotineiramente com as tecnologias de informação e comunicação, a exemplo dos smartphones e aplicativos, que contribuem para o monitoramento, informação, promoção da saúde e prevenção de agravos na Doença de Parkinson, tendo em visto as dúvidas em relação à doença que surgem conforme sua progressão, impactando negativamente no tratamento e na qualidade de vida dos indivíduos. OBJETIVO: Avaliar a satisfação do aplicativo “Vivendo com Parkinson”, a ferramenta traz orientações e informações sobre a doença, equipe multidisciplinar, medicamentos e terapias utilizados, voltados aos parkinsonianos, cuidadores e familiares. MÉTODOS: Estudo de caráter observacional e transversal, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de Brasília - Faculdade de Ceilândia, sob CAAE: 43338921.70000.8093. A pesquisa foi realizada entre os meses de Dezembro/2022 e Janeiro/2023. Foram selecionados, por conveniência, nove participantes usuários do aplicativo “Vivendo com Parkinson” e foi aplicado o questionário System Usability Scale sobre satisfação com relação a utilização do aplicativo. RESULTADOS: O resultado da pontuação da escala SUS para o aplicativo “Vivendo com Parkinson” revelou-se eficiente para avaliar a usabilidade através da percepção de satisfação do usuário, sendo classificado como bom (pontuação 75,2) por 44% dos participantes avaliados. CONCLUSÃO: A boa satisfação no uso do aplicativo reforça a importância da pesquisa que agrega a tecnologia, inovação e educação em saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.