CONTRIBUIÇÕES DO DESIGN NO PLANEJAMENTO E ESTRUTURAÇÃO DO INSTITUTO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM SIMULAÇÃO CLÍNICA E REALIDADE VIRTUAL (INCT-SCRV) PARA FORMAÇÃO E PESQUISA EM ENFERMAGEM E SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/20928Palavras-chave:
Design, Planejamento, Simulação ClínicaResumo
INTRODUÇÃO: O processo de estruturação de cenários de grande complexidade pode receber aporte do Design com fins à descoberta e alinhamento de conceitos baseados em evidência, o que permite encontrar soluções por meio de relacionamentos e método científico, a fim de construir a solução de problemas de forma colaborativa, fundamentada em valores de empatia máxima entre os participantes do processo e contexto no qual está inserido. OBJETIVO: Apresentar as contribuições do Design no processo de estruturação e sistematização de informações do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Simulação Clínica e Realidade Virtual (INCT-SCRV) para Formação e Pesquisa em Enfermagem e Saúde. MÉTODOS: Estudo do tipo relato de experiência, realizado no período de janeiro a junho de 2023. O referencial utilizado foi a Abordagem do Duplo Diamante. RESULTADOS: Após a definição dos núcleos estruturantes do instituto, realizou-se um ciclo de apresentações dos laboratórios da rede colaborativa para coleta de insights para arranjo do instituto. Também se deu início ao refinamento dos objetivos táticos e estratégicos para a organização de ações. CONCLUSÃO: O processo de Design vem se mostrando como abordagem relevante para a contribuição das descobertas, refinamento do projeto, gestão de informações e relacionamento conceitual dos objetivos intrínsecos do INCT-SCRV.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.