CONFECÇÕES DE BIOMODELOS 3D BASEADOS EM TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA PARA PLANEJAMENTO CIRÚRGICO NA MEDICINA VETERINARIA.
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/4385Palavras-chave:
Impressão 3D, Anatomia Cirúrgica, Medicina VeterináriaResumo
INTRODUÇÃO: A Impressão 3D é um processo de produção de objetos sólidos mediante arquivo digital. Existem alguns métodos para criação de dados digitais 3D, incluindo a utilização de scanners médicos, como tomografia computadorizada (TC). Os dados volumétricos são criados por renderização e segmentação de imagens que posteriormente são exportadas para um formato de arquivo compatível. MÉTODOS: Imagens de TC foram transferidas ao software 3D Slicer, para criação de modelos virtuais 3D, que, posteriormente, foram processados no programa Ultimaker Cura para planejamento e efetivação da impressão 3D em impressora Ender 5. Foram impressos biomodelos anatômicos, baseados em imagens de TC, compreendendo escápula direita e escápula esquerda de um macho de 11 anos de idade, além de um membro pélvico de um macho de 04 anos. Os biomodelos foram retirados do suporte e passaram por processo de acabamento. RESULTADOS: As escápulas não apresentaram patologias associadas ou variações anatômicas, porém, o membro pélvico apresentou significativa alteração óssea em fêmur, uma exostose, muito bem evidenciada no protótipo 3D impresso. CONCLUSÕES: Através dos resultados obtidos concluiu-se que a impressão de biomodelos constitui uma ferramenta importante na caracterização morfológica e patológica, possibilitando melhor planejamento cirúrgico, proporcionando potencial redução do tempo de cirurgias e complicações associadas, diminuindo custos e promovendo melhoraria da comunicação com tutores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.