CONFECÇÕES DE BIOMODELOS 3D BASEADOS EM TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA PARA PLANEJAMENTO CIRÚRGICO NA MEDICINA VETERINARIA.

Autores

  • Regina Paula Soares Diego Faculdade de Medicina Veterinária. Centro Universitário Christus - Unichristus
  • Cristiane Moura Carvalho Brandão Faculdade de Medicina Veterinária. Centro Universitário Christus - Unichristus
  • Daniele Moreira Vasques Faculdade de Medicina Veterinária. Centro Universitário Christus - Unichristus
  • Victor Hugo Vieira Rodrigues Departamento de Anatomia. Faculdade de Medicina Veterinária. Universidade Christus - Unichristus.

DOI:

https://doi.org/10.51161/integrar/rems/4385

Palavras-chave:

Impressão 3D, Anatomia Cirúrgica, Medicina Veterinária

Resumo

INTRODUÇÃO: A Impressão 3D é um processo de produção de objetos sólidos mediante arquivo digital. Existem alguns métodos para criação de dados digitais 3D, incluindo a utilização de scanners médicos, como tomografia computadorizada (TC). Os dados volumétricos são criados por renderização e segmentação de imagens que posteriormente são exportadas para um formato de arquivo compatível. MÉTODOS: Imagens de TC foram transferidas ao software 3D Slicer, para criação de modelos virtuais 3D, que, posteriormente, foram processados no programa Ultimaker Cura para planejamento e efetivação da impressão 3D em impressora Ender 5. Foram impressos biomodelos anatômicos, baseados em imagens de TC, compreendendo escápula direita e escápula esquerda de um macho de 11 anos de idade, além de um membro pélvico de um macho de 04 anos. Os biomodelos foram retirados do suporte e passaram por processo de acabamento. RESULTADOS: As escápulas não apresentaram patologias associadas ou variações anatômicas, porém, o membro pélvico apresentou significativa alteração óssea em fêmur, uma exostose, muito bem evidenciada no protótipo 3D impresso. CONCLUSÕES: Através dos resultados obtidos concluiu-se que a impressão de biomodelos constitui uma ferramenta importante na caracterização morfológica e patológica, possibilitando melhor planejamento cirúrgico, proporcionando potencial redução do tempo de cirurgias e complicações associadas, diminuindo custos e promovendo melhoraria da comunicação com tutores.

Downloads

Publicado

2024-07-12

Como Citar

Soares Diego, R. P., Moura Carvalho Brandão, C. ., Moreira Vasques, D., & Hugo Vieira Rodrigues, V. (2024). CONFECÇÕES DE BIOMODELOS 3D BASEADOS EM TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA PARA PLANEJAMENTO CIRÚRGICO NA MEDICINA VETERINARIA. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 5(3), 63–70. https://doi.org/10.51161/integrar/rems/4385

Edição

Seção

Artigos Originais