APLICABILIDADE DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) NA PROMOÇÃO DA SAÚDE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/22931Palavras-chave:
Inteligência Artificia, Saúde, MedicinaResumo
INTRODUÇÃO: O século XXI trouxe a consolidação da era digital. A Inteligência Artificial (IA) é uma ferramenta importante para a compreensão e evolução da sociedade moderna. Nota-se o gradual envolvimento da IA em áreas como a saúde. Analisar a IA como possível aliada na Medicina é essencial para entender suas limitações, implicações, os desafios de sua implementação e as perspectivas para melhorar o bem-estar do paciente. OBJETIVO: Por meio de uma revisão integrativa de literatura, objetiva-se entender as aplicações e os desafios inerentes ao uso da Inteligência Artificial no campo da saúde, bem como suas perspectivas de utilização futuras. MÉTODOS: A revisão de literatura utilizou-se de trabalhos científicos, selecionados por meio dos termos “inteligência artificial”, “saúde” e “medicina”, articulados pelo operador booleano “AND”. Os critérios de inclusão foram: textos completos, idioma português, publicações dos últimos cinco anos. Como critérios de exclusão: artigos que não apresentavam o uso da inteligência artificial na saúde como temática principal. RESULTADOS: A Inteligência Artificial (IA) é uma aliada importante na Medicina, aprimorando a prática clínica e promovendo a saúde. Diversas técnicas de IA têm sido aplicadas com sucesso, melhorando a precisão de diagnósticos e tratamentos, de modo que a IA é projetada para auxiliar os médicos. Na saúde pública brasileira, a IA é usada na automatização de prontuários do SUS, mas há preocupações com a segurança de dados e a igualdade de acesso. Apesar dos desafios, a IA tem um futuro promissor na Medicina. CONCLUSÃO: Em suma, a Inteligência Artificial (IA) é promissora na ciência médica. A Medicina deve utilizar a tecnologia para melhorar o cuidado ao paciente. No entanto, desafios como a qualificação profissional e as relações médico-paciente com IA requerem mais estudos. Com investimento e aprimoramento, a IA pode ser uma poderosa aliada para melhorar a saúde e o bemestar global.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.