EFEITOS DO ESTRESSE CRÔNICO NA SAÚDE CARDIOVASCULAR
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/22942Palavras-chave:
Doença, Coração, EstresseResumo
INTRODUÇÃO: O estresse é uma reação neuroendócrina do organismo a estímulos externos, físicos ou psicológicos que podem perturbar o equilíbrio interno, afetando negativamente a saúde sistêmica e mental das pessoas no seu dia a dia. Assim, é fundamental adotar estratégias de combate ao estresse para preservar o bem-estar e a qualidade de vida. OBJETIVO: Explorar como o estresse crônico pode afetar negativamente a saúde cardiovascular. MÉTODOS: Por meio de uma revisão integrativa da literatura, foram reunidos artigos científicos com enfoque nos termos “doença”, “coração” e “estresse”, articulados por meio do operador booleano “AND”. Os critérios de inclusão foram: textos completos, idioma português, pesquisa qualitativa e publicados nos últimos cinco anos. Para critérios de exclusão: artigos que não apresentavam fatores de risco para doenças cardiovasculares como temática central das pesquisas. RESULTADOS: Desse modo, com base nas pesquisas feitas e as análises realizadas, o estresse é caracterizado como um potencializador de doenças cardiovasculares. Sendo assim, está evidenciado a necessidade de desenvolvimento de estratégias de gerenciamento de estresse, citando o aspecto social como importante fator preventivo desse quadro. CONCLUSÃO: Em conclusão, o presente trabalho avalia como o estresse crônico é um fator contribuinte para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Dessa forma, ressalta-se a importância da implementação de medidas gerenciadoras do estresse para a manutenção do bem-estar social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.