ORGANIZAÇÃO DO CUIDADO ÀS CONDIÇÕES CRÔNICAS POR EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA A PARTIR DE UMA FERRAMENTA TECNOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/22913Palavras-chave:
Hipertenção, Diabetes, Atenção Primária a SaúdeResumo
INTRODUÇÃO: Em uma Unidade de Atenção Primária a Saúde da Cidade de Mombaça-Ceará, identificou-se a dificuldade em realizar o acompanhamento dos usuários com hipertensão e diabetes. Nesse contexto, utilizou-se como questões norteadoras: como organizar as ações de cuidado ás pessoas com hipertensão e diabetes na atenção primária a saúde, a partir de ferramentas tecnológicas disponíveis para cumprir as demandas do programa previne Brasil? OBJETIVO: Relatar a experiência da organização do cuidado a pacientes com hipertensão e diabetes, através de tecnologias e recursos disponíveis, para o cumprimento das metas do Programa Previne Brasil. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado em uma unidade de saúde da cidade de Mombaça-Ceará, a partir de janeiro de 2022. RESULTADOS: Foi construída uma planilha no programa Excel, onde se colocou todas as informações necessárias a identificação, atendimento e acompanhamento dos usuários, além de destacar o período do ultimo atendimento. A partir das ações empreendidas, foi possível garantir, além de uma assistência com mais qualidade, as metas do programa previne Brasil, importante para o financiamento da Atenção Primária CONCLUSÃO: O uso de um instrumento como uma planilha com os dados dos usuários e suas necessidades, aperfeiçoou o processo de gestão, acompanhamento e cuidados dos usuários com hipertensão e diabetes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.