SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO TECNOLOGIA NA CAPACITAÇÃO DE PESSOAS LEIGAS AO ATENDIMENTO PRIMÁRIO À VÍTIMA DE TRAUMA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Laricia Araujo Morais
  • Antonio Erick Machado França
  • Bianca Medeiros de Oliveira
  • Francisco Alexandro Tomé Rodrigues
  • Gislane Cristina Fernandes Saraiva
  • Antonia Elen dos Santos Elisbão

DOI:

https://doi.org/10.51161/conais2023/21967

Palavras-chave:

Enfermagem, Primeiros Socorros, Simulação Realística

Resumo

INTRODUÇÃO:O trauma é toda força exercida sobre o corpo, diante de um impacto entre dois ou mais elementos que acontece de forma inesperada, na qual, há a transferência de energia cinética, sendo lesões superficiais que não há profundidade na pele e as lesões que ocasiona o rompimento de vasos e camadas. Desse modo, a capacitação de leigos para a atenção em urgências e emergências em situação de trauma, é de grande valia para salvar vidas e evitar sequelas severas, que comprometam as funções corporais do indivíduo.OBJETIVO: Relatar a experiência da construção de um workshop de urgência e emergência em atendimento de pacientes acometidos por trauma. MÉTODOS: O presente estudo trata-se de um relato de experiência que busca com base em referências científicas promover e alertar a comunidade acadêmica o quão essencial é a aplicação eficaz do mnemônico do trauma. Dessa forma, foi realizado um workshop da disciplina de Cuidados de enfermagem a pacientes em estado crítico, o evento ocorreu no dia 15 de maio de 2023 às 19h00min, no Centro de Ciências de Saúde- CCS da FIED/UNINTA RESULTADOS: Construir a educação em saúde proporcionou aos alunos participantes uma maior interação interpessoal e um treinamento prático da atuação de enfermagem frente à vítimas de trauma e politrauma.Foi utilizado a tecnologia de simulação de realidade como método de ensino para o aprimoramento prático, que proporcionou aos alunos o olhar de como se dá a atuação do enfermeiro no trauma e sanar possíveis dúvidas proporcionando aos discentes uma melhor fixação do conteúdo. CONCLUSÃO: A construção de uma simulação de realidade desperta nos alunos um aprendizado por experiência e repetição, pois proporciona a interação entre acadêmicos trazendo um tema relevante que mostra o protagonismo e atuação do enfermeiro.

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Publicado

2023-09-22

Como Citar

Morais, . L. A. ., França, A. E. M. ., Oliveira, B. M. de ., Rodrigues, F. A. T. ., Saraiva, G. C. F. ., & Elisbão, A. E. dos S. (2023). SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO TECNOLOGIA NA CAPACITAÇÃO DE PESSOAS LEIGAS AO ATENDIMENTO PRIMÁRIO À VÍTIMA DE TRAUMA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 4(3), 360–367. https://doi.org/10.51161/conais2023/21967

Edição

Seção

IV Congresso Nacional de Inovações em Saúde

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