SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO TECNOLOGIA NA CAPACITAÇÃO DE PESSOAS LEIGAS AO ATENDIMENTO PRIMÁRIO À VÍTIMA DE TRAUMA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/21967Palavras-chave:
Enfermagem, Primeiros Socorros, Simulação RealísticaResumo
INTRODUÇÃO:O trauma é toda força exercida sobre o corpo, diante de um impacto entre dois ou mais elementos que acontece de forma inesperada, na qual, há a transferência de energia cinética, sendo lesões superficiais que não há profundidade na pele e as lesões que ocasiona o rompimento de vasos e camadas. Desse modo, a capacitação de leigos para a atenção em urgências e emergências em situação de trauma, é de grande valia para salvar vidas e evitar sequelas severas, que comprometam as funções corporais do indivíduo.OBJETIVO: Relatar a experiência da construção de um workshop de urgência e emergência em atendimento de pacientes acometidos por trauma. MÉTODOS: O presente estudo trata-se de um relato de experiência que busca com base em referências científicas promover e alertar a comunidade acadêmica o quão essencial é a aplicação eficaz do mnemônico do trauma. Dessa forma, foi realizado um workshop da disciplina de Cuidados de enfermagem a pacientes em estado crítico, o evento ocorreu no dia 15 de maio de 2023 às 19h00min, no Centro de Ciências de Saúde- CCS da FIED/UNINTA RESULTADOS: Construir a educação em saúde proporcionou aos alunos participantes uma maior interação interpessoal e um treinamento prático da atuação de enfermagem frente à vítimas de trauma e politrauma.Foi utilizado a tecnologia de simulação de realidade como método de ensino para o aprimoramento prático, que proporcionou aos alunos o olhar de como se dá a atuação do enfermeiro no trauma e sanar possíveis dúvidas proporcionando aos discentes uma melhor fixação do conteúdo. CONCLUSÃO: A construção de uma simulação de realidade desperta nos alunos um aprendizado por experiência e repetição, pois proporciona a interação entre acadêmicos trazendo um tema relevante que mostra o protagonismo e atuação do enfermeiro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.